
ORADORES E APRESENTAÇÕES | Dia 2
Painel 6
SUSTENTABILIDADE, SEGURANÇA E CONECTIVIDADE REGIONAL
Moderador:
Manuel Filipe Júnior
PCA da SGA
Tema 1
ADESÃO AO CORSIA E COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS (SAF)
Ponto Focal do CORSIA
Zém Amar é Engenheiro Químico, especialista em Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade. Actualmente, na ANAC, exerce as funções de Ponto Focal Nacional para o CORSIA junto da ICAO, conduzindo os trabalhos relacionados com a promoção dos Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) e a elaboração do Plano de Acção Nacional para a Redução das Emissões de Carbono na Aviação Civil.
Tema 2
CÉUS ABERTOS E CONECTIVIDADE AÉREA REGIONAL - OPORTUNIDADES NO SAATM
PCA da ANAC
Grau Académico
Mestrado em Advanced Business Management em Soft Skills And Influence pelo Instituto Técnico de Administração e Finanças da Academia BAI, em parceria com a MTW Portugal; Pós-graduada em Jurídico Civil pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal; Licenciatura em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola; Certificação em Gestão Aeroportuária, pela ITAérea Aeronautical Business School, Madrid – Espanha; Formação de liderança visionária: estratégias dinâmicas para gestores públicos que revolucionam, pela MentalTop- Training & Consulting, Ida.
Experiência profissional
Ingressou no Sector da Aviação Civil em 2008 e desempenhou cargos/funções de:
Coordenadora Adjunta do processo de Transição do Instituto Nacional da Aviação Civil para Autoridade Nacional da Aviação Civil; Presidiu a Comunidade das Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (CAACL); Coordenação da preparação para adesão de Angola ao SAATM/MUTAA Presidente da Comité da Aviação Civil da SADC (2023/24);
Outras Referências
Negociações de diferentes acordos aéreos celebrados entre Angola e Estados Terceiros; Participação em reuniões de âmbito internacional da Aviação Civil, nomeadamente: SADC: Comité da Aviação Civil: Comité Ministerial do sector de infra-estruturas do tripartido da COMESA-EAC-SADC; CAACL (Comunidade das Autoridades de Aviação Civil Lusófonas); Assembleia da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI).
Coordenou as actividades de regulação de matérias relacionadas com o âmbito de actuação da entidade reitora da Aviação Civil Nacional, assessorando em termos regulamentares a Direcção Geral no âmbito jurídico, contencioso, bem como, na elaboração e manutenção do registo Aeronáutico Nacional; nomeada pela AFCAC DG Campeã do SAATM; indicada como uma das 100 mulheres influentes de Angola.
Tema 3
DIGITALIZAÇÃO, AUTOMAÇÃO E EXPERIÊNCIA DO PASSAGEIRO NOS TERMINAIS AEROPORTUÁRIOS
Administrador para Área do Aeroporto - ATO & OC
Javier Ferrari é um executivo, com mais de 25 anos de experiência internacional no sector aeroportuário, especializado em gestão, operação e exploração comercial de aeroportos. Participou em processos de concessão e privatização na América do Sul e Europa, liderando projectos de construção, certificação e transição operacional em importantes terminais, como os Aeroportos Internacionais de Brasília (Brasil), Natal (Brasil), Guayaquil e Galápagos (Equador), Carrasco (Uruguai) e Zvarnots (Arménia), entre outros.
Durante mais de 20 anos integrou a equipa de direcção da CAAP, maior operador privado de aeroportos, responsável por um sistema de 52 aeroportos, onde exerceu funções de liderança estratégica.
No Brasil, exerciu o cargo de Managing Director dos Aeroportos de Brasília e Natal, onde foi membro do Conselho de Administração e actuou como ponto focal dos processos de activação e transição operacional, coordenando certificações e homologações junto da ANAC e das companhias aéreas. Foi ainda responsável pela coordenação e recepção das Comitivas Oficiais durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Posteriormente, foi contratado como Consultor Sénior pelo Fundo de Investimentos Pátria, em parceria com o Blackstone Fund, para apoiar processos de concessões aeroportuárias na América Latina e Europa, elaborando modelos económicos e estruturando propostas técnicas economicas para processos de concessões aerportuarias.
Foi nomeado pelo Estado Brasileiro a exercer o cargo de Secretário de Estado para Estruturação de Projectos Especiais, na modalidade de Parcerias Público-Privadas (PPP), sendo responsável por uma carteira diversificada de projectos estruturantes (aeroportos, rodovias, mobilidade urbana, combustivies, energia, residuos solidos, saude, dentre outros) de interesse estratégico para o Estado.
Em Angola, foi convidado em 2023, a assumir a Direcção-Geral Adjunta do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, conduzindo os processos operacionais de activação e transição, sendo posteriormente nomeado Administrador Executivo, cargo que exerce actualmente.
Mesa Redonda 3
SEGURANÇA E CIBERSEGURANÇA NO SECTOR DOS TRANSPORTES
Moderador:
Hectiandro Mena
Director Nacional das Políticas de Cibersegurança e Serviços Digitais do MTTICS
Director de Auditoria e Inspecção da APD
Formação Académica
Licenciado em Engenharia Informática
Experiência Profissional
Director de Auditoria e Inspecção da APD
Chefe de Departamento de Segurança da Informação
Security officer
Profissional de Protecção de Dados
Palestrante em Segurança da Informação e Protecção de Dados
Formador em Segurança da Informação
Formador em Protecção de Dados (Petroshore e ENAPP)
Formação Profissional
Curso de Gestor em Segurança da Informação (Security Officer) (Brasil 2007)
Curso de Auditor Líder em Segurança da Informação (Brasil 2007)
Curso de Perícia Forense Computacional (Brasil 2007)
Certificação em Security Officer com base na ISO 27001, pela Modulo Security Solutions S.A. (Brasil 2007)
Curso de Security Officer Advanced (Brasil 2012)
Curso de Cibersegurança, (Angola 2019/Instituto Avançado de Formação de Executivos)
Curso de Protecção de Dados Pessoais (Brasil e Portugal 2019)
Curso de Investigação em ambiente Digital (Angola 2022)
Curso de Contratação Pública (Angola 2022)
Línguas
Português
Kimbundo
Espanhol
Inglês básico
Subdirectora para Segurança da Informação, Auditoria, Conformidade e Governança da TAAG
Licenciada em Engenharia Informática com especialização em Matemática e Administração de Redes e com Mestrado em Administração de Negócios (MBA), pela American Intercontinental University (AIU) e University of Houston Downtown (UHD).
Conta com 10+ anos de experiência em Tecnologia de Informação e dirige a área de Segurança de Informação, Auditoria, Conformidade e Governança da TAAG.
CEO da Cyber Secur
Hélio Pereira é Professor, Investigador de Crimes Cibernéticos e Perito Digital, com sólida experiência em Segurança da Informação, Inteligência Cibernética, Investigação Forense Digital e Prevenção de Fraudes. Tem formado profissionais do sector financeiro, jurídico e forças de segurança, partilhando metodologias avançadas de investigação digital e ciberinteligência.
O perito assume a nobre missão de defender crianças e adolescentes contra os crimes praticados on-line. Para dar corpo a pertinente jornada, fundou a CiberKanucos - startup dedicada ao combate ao cibercrime contra crianças e adolescentes. A jornada de Hélio se estende ao Brasil, onde actua como Perito Digital e Protecção de Dados na STW Brasil Tecnologia da Informação, além de leccionar no curso de pós-graduação em Perícia Forense Digital no IDESP.
Licenciado em Redes de Computadores pela Faculdade Drummond de Andrade e pós-graduado em Investigação e Perícia Forense Digital pelo Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP). É especialista em Análise, Observação e Detecção de Comportamentos Suspeitos pela Academia Nacional de Polícia (Brasil) e membro da Associação de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (HTCIA).
Director Nacional de Combate aos Crimes Informáticos do SIC
Painel 7
AVIAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: PREPARANDO ANGOLA PARA OS PRÓXIMOS 50 ANOS
Moderador:
Pedro Maza Lopes
Director do Gabinete Jurídico e Intercâmbio do MINTRANS
Mesa Redonda 4
ESTÍMULO AO SECTOR PRIVADO, ACESSO A PISTAS REGIONAIS E TURISMO AÉREO
PCA do ATO
Educação:
Logistel - Instituto Superior de Gestão
Curso de Altos Estudos de Transporte
Graduação 2004| Lisboa, Portugal
Universidade de Marselha
Pós-Graduação em Economia e Gestão de Transporte Aéreo
Graduação 1994 | Marselha, França
Escola Superior de Economia – Bruno Leuchner
Curso Superior de Economia
Graduacao 1986 | Berlim, Alemanha
Instituto Karl Marx
Curso Médio de Economia
Graduação 1981 | Luanda, Angola
Experiência Trabalho:
Director Geral, 2023 – presente
ATO – Airport Temporary Operator / Luanda, Angola
Coordenador 2023 – Presente
GTM – Grupo Técnico Multissectorial para transferência das operações do Aeroporto 4 de Fev. para AIAAN
Administrador Não Executivo, 2019 - presente ENNA-EP | Luanda, Angola
Conselho de Administração
Director Nacional, 2018 - 2023
Ministério da Economia e Planeamento | Luanda, Angola
- Integração, Cooperação e Negócios Internacionais
- Negociação de Acordos de Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos
- Negociações de Acordos Bilaterais e Multilaterais
Membro, 2017 - 2019 ENSA-SA | Luanda, Angola
Conselho Fiscal
Director Nacional, 2011 - 2017
Ministério da Economia e Planeamento | Luanda, Angola
- Intercâmbio Internacional
- Negociação de Acordos de Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos
- Negociações de Acordos Bilaterais e Multilaterais
Director Geral, 2007 - 2008
Instituto Nacional da Aviação Civil – INAVIC | Luanda, Angola
Aviação Civil
Administrador Financeiro, 2001 – 2005
TAAG - Linhas Aéreas de Angola, E.P. | Luanda, Angola
Conselho de Administração
Membro da Comissão de Gestão, 2001
TAAG - Linhas Aéreas de Angola, E.P. | Luanda, Angola
Comissão de GestãoAdministrador Financeiro, 1997-2001
TAAG - Linhas Aéreas de Angola, E.P. | Luanda, Angola
Conselho de Administração
Director, 1996
TAAG - Linhas Aéreas de Angola, E.P. | Luanda, Angola
Planificação e Finanças
Chefe de Departamento, 1992
Direcção Nacional da Aviação Civil - Ministério dos Transportes e Comunicações | Luanda, Angola Estudos e Desenvolvimento
EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA:
- A Política de Preços como condição da Aliança entre os Operários e Camponeses na República de Angola
- A Liberalização e Perspectiva de Desenvolvimento do Transporte Aéreo em Angola.
- O Diagnóstico Económico e Financeiro e as Perspectivas de Desenvolvimento do Transporte Aéreo em Angola.
- A Viabilidade Técnica e Económica da Comercialização dos Títulos de Transporte Aéreo Internacional em Moeda Nacional.
- Relatório – Diagnóstico Organizativo Estrutural para a Reestruturação e Relançamento da TAAG-E.P.
- Relatório – Diagnóstico, Orgânico-Funcional e Medidas de Relançamento da Angola Air Charter – AAC-Lta
- Relatório – Diagnóstico, Orgânico-Funcional e Medidas de Relançamento da Sociedade de Aviação Ligeira - SAL.
Administrador para Área Comercial da TAAG
Miguel Carneiro ocupa o cargo de Administrador Executivo da TAAG - Linhas Aéreas de Angola, liderando o pelouro Comercial. É um profissional motivado pela excelência, transformação organizacional, optimização de processos e eficiência, possuindo mais de duas décadas de experiência em cargos de gestão e consultória de estratégia, reunindo competências especializadas em planeamento estratégico e gestão da mudança.
Nas vestes de responsável pela concepção e execução da estratégia comercial da TAAG, Miguel Carneiro lidera as equipas de planeamento de rede e frota, horários, alianças e parcerias, bem como as equipas de gestão de receitas, tarifas, integridade de sistemas, vendas e distribuição, carga, marketing, serviços a bordo, e apoio ao cliente.
Em 2025 assumiu a função de Membro do Conselho Consultivo da Indústria Mundial da Embry-Riddle Aeronautical University, a mais importante instituição académica americana nas indústrias da aviação e aeroespacial. Possui uma Licenciatura em Administração de Negócios de Aviação com especialização em Gestão de Companhias Aéreas pela Embry-Riddle Aeronautical University, um Mestrado em Business Administration (MBA) pelo IESE Business School, e uma Pós-Graduação em Estratégia e Inovação pela universidade de Oxford, bem como, certificações em auditoria interna pela IATA.
Com uma sólida formação académica, histórico de sucesso nas suas responsabilidades profissionais, e mentalidade empreendedora, Miguel Carneiro se caracteriza também como um forte comunicador, adaptado a ambientes multiculturais e desafiadores. É fluente em inglês e francês.
Professor Universitário
Consultor da Sociedade Gestora de Aeroportos com uma carreira consolidada no sector das infraestruturas aeroportuárias.
É Mestre em ciencias de construção de aeródromos e Docente da disciplina de aerodromos da faculdade de engenharia civil da univerdidade Agostinho Neto onde contribui para a novos quadros na área de engenharia civil e orienta desde 2010 monografias para licenciatura com temas de concepção de aeródromos
Ao longo da sua trajectória profissional iniciada como técnico superior em1996, desempenhou funções de grande responsabilidade entre as quais destacam-se
Presidente da Comissão Executiva da SGA-SA
Membro da Comissão de Gestão da Enana
Administrador para infraestruturas e operações aeroportuárias da Enana
Coordenador da equipa da Enana, de certificação do AIL e do aeroporto Paulo Teixeira Jorge-catumbela
Formador, Instrutor e referencia no sector com experiencia reconhecida na concepção, gestão e certificação de infraestruturas aeroportuárias
Directora Geral do INFOTUR
Allícia Santos, Directora-geral do Instituto de Fomento Turístico de Angola.
Ex-consultora do Ministro do Turismo, guia turística, brand strategist e produtora cultural de Luanda, Angola.
Licenciada em Turismo, Gestão Hoteleira e Animação Turística pela Universidade Metodista de Angola, apaixonada por Angola e com uma habilidade natural para fotografia.
Com fluência em português, inglês, francês, Allícia desenvolve projectos, é madrinha da biblioteca comunitária 10padronizada e respira Turismo.
Painel 8
TRANSPORTES RODOVIÁRIOS EM ANGOLA: DESAFIOS E SOLUÇÕES
Moderador:
Eng.º Luís Moita Santos
Consultor da ANTT
Tema 1
DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE NOS TRANSPORTES URBANOS
Administrador da ANTT
Formação Acadêmica:
Ensino Superior (2004- 2009) Licenciado em Economia e Gestão pela Universidade Católica de Angola, na especialidade de Gestão Financeira;
Mestrado (2015) Mestrando em Administração e Finanças, pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto;
Funções:
- Administrador para Área de Administração e Finanças da Agência Nacional dos Transportes Terrestres.
- Director Geral Adjunto para Área Financeira do Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários.
Tema 2
A LOGÍSTICA DO TRANSPORTE DE CARGA NAS ESTRADAS DE ANGOLA
Presidente da Associação dos Transitários e Operadores Logísticos de Angola
Chief Executive Officer - OREY AFRICA Transport & Logistics (Angola, Moçambique, RD Congo)
Jul 2022 - Present
CEO for the OREYAFRICA group, an investee of FIPA II (Fundo de Investimento Privado Angolano), covering a range of Transport and Logistic Services in Africa:
- OATL (holding company in Mauritius)
- Lynx AO (holding company in Angola)
- OREY Angola (Ships Agency, Liner Agency)
- OREY Super Angola (Forwarding, Clearance, Project Forwarding, Road Transport, Warehousing and Logistics)
- Parcel Express (Courier & Express, Logistics - UPS service contractor for Angola)
- SAFOcean (Liner agency - Angola)
- OREY Safety Angola (Marine & Industrial Safety Equipment & Service)
- OREY Mozambique (Ships & Liner Agency, Forwarders)
- OREY Super Mozambique (Forwarding, Clearance, Project Forwarding, Road Transport, Warehousing and Logistics)
- OREY Apresto e Gestão de Navios - Portugal (trading & agency)
- OREY Super Portugal (Forwarding, Clearance, Project Forwarding)
CEO OREY (Angola, Moçambique, RD Congo)
Oct 2006 - Jun 2022
CEO for the Angola group of Companies, covering a wide range of Transport and Logistic Services
Lynx BV (holding company in the Netherlands)
Lynx AO (holding company in Angola)
OREY Angola (Ships Agency, Liner Agency)
OREY Super (Forwarding, Clearance, Project Forwarding, Road Transport, Warehousing and Logistics)
OREY Safety Angola (Marine & Industrial Safety Equipment & Service)
Parcel Express (Courier & Express, Logistics - UPS service contractor for Angola)
SAFOcean (Liner agency)
OREY Mozambique (Ships & Liner Agency, Forwarders)
Director – OREY (Portugal)
Apr 2005 - Oct 2006
Director at various companies of the Orey Group:
Storkship Sa - Logistics
PONP Lda - P&ONedlloyd agency
OSO-Orey Servicos e Organizacao Lda - shared services (IT, HR, Accountancy & Tax, Back-Offices) provider
President - Navecor SA (Portugal/Cape Verde/S. Tomé)
Jul 1993 - Apr 2005
President at group of companies, present in Portugal, Cape Verde and S.Tome e Príncipe:
Shipping Agency, Forwarding, Logistics, Shipowner, Line Operator
Navecor Navegacao e Comercio SA (1993-2005)
Navecor Transitarios Lda (1994-2005)
Navecor Porto Lda (1995-2005)
Navecor Cabo Verde Lda (1994-2004)
Naval - Navegacao de Cabo Verde Lda (1994-2004)
CSN-Companhia Santomense de Navegacao SA (1999-2004)
Director - AJ Goncalves de Moraes Lda (Portugal)
Oct 1986 - Jul 1993
Director and Country Manager for SeaLand (1989-1993)
Shipping Manager (1987-1989)
Branch Manager Aveiro (1986-1987)
Water Clerk - Combine Ocean SA pty (South Africa)
May 1985 - Aug 1986
Vessel attendance in a Ships Agency
Captain and Chief Mate - Sociedade de Pesca Miradouro SA (South Africa)
Dec 1983 - Mar 1985
Captain and Chief Mate on industrial stern trawlers
Deck OfficerDeck Officer - CNN - Companhia Nacional de Navegacao EPCNN (Worlwide Shipping)
Aug 1981 - Nov 1983
Serving as Nautical Officer on several vessels, trading worldwide.
Tema 3
REVITALIZAÇÃO DO CORREDOR DE MOÇAMEDES:
O TRANSPORTE DE ROCHAS ORNAMENTAIS
Vice-Presidente da Associação dos Produtores, Transformadores, Comercializadores e Exportadores de Rochas Ornamentais do Sul (APEPA)
Painel 9
GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO NO SECTOR DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA
Moderador:
Paula Araújo
Directora do GRH do Mintrans
Tema 1
CAPITAL HUMANO: O PAPEL DO FSTT PARA UMA CULTURA DE ATRACÇÃO, DESENVOLVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS
Presidente da Comissão de Gestão do FSTT
Bruno Renato Custódio e Silva Inglês (Bruno Inglês Jr.), natural de Waco Cungo, nasceu aos 17 de Junho de 1975.
Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade Moderna de Lisboa, tendo iniciado a sua formação superior pela Academia da Forca Aérea de Portugal em Administração Aeronáutica em interacção directa com Gestão de Empresas pelo ISEG de Lisboa.
Em 2001 iniciou a sua carreira bancária no Banco Totta com passagem pelos Bancos Millennium e Banco BAI Europa em Portugal - Lisboa.
Em 2006 já em Angola, fez parte da equipa fundadora do Banco BNI - Banco de Negócios Internacional, tendo exercido várias funções de Direcção e Coordenação nas áreas de comercial e negócio até a ascensão ao cargo de Administrador Executivo (CCO) em 2013.
Em 2017, fez também parte da equipa fundadora da Aliança Seguros em comissão de serviço pelo BNI, no qual exerceu a função de Administrador Executivo para as áreas de Contabilidade e Finanças (CFO).
Em 2019, vai para o Banco Sol na função de Administrador Executivo (CCO) com responsabilidades das áreas de negócio e comerciais.
Em 2020 é indicado pelo Banco Sol em comissão de serviço como membro da comissão de reestruturação da
Companhia de Seguros do Banco, Sol Seguros, e consequentemente membro do Conselho de administração na qualidade de Administrador Executivo Comercial (CCO) e posteriormente Administrador não-executivo para áreas de investimentos.
Igualmente em 2020, pertence também a equipa de reconstituição da Sociedade Corretora de Valores Mobiliários licenciada pela CMC, Africa Brokers, SCVM, onde exerceu a função de PCA - Presidente da Conselho Administração.
Igualmente, membro da Mesa da Assembleia da TAAG desde Maio de 2025
Actualmente, exerce a função de Presidente da Comissão de Gestão do FSTT - Fundo Social dos Funcionários e Trabalhadores do Sector dos Transportes por despacho de nomeação do Sr. Ministro dos Transportes em 02 de Fevereiro de 2024.
Amante e praticante de desportos náuticos, membro do Clube de Ténis de Luanda e praticante da modalidade.
Tem como hobbies predilectos, música e equitação.
Tema 2 - TEAM BUILDING
LIDERANÇA QUE MOVE A ECONOMIA: COMO CONECTAR PESSOAS, INOVAR PROCESSOS E GERAR RESULTADOS
Consultor
Marco Victor é mentor de líderes, autor e fundador do Método PRIDE, com mais de uma década dedicada a transformar pessoas e organizações através da liderança com propósito, excelência e alta performance. Reconhecido pela MIPAD (Iniciativa da ONU) como uma das 100 personalidades negras mais influentes do mundo, tornou-se uma das vozes de maior referência em liderança e desenvolvimento humano em África.
Autor de dois livros e criador do MARCAST, podcast onde recebe convidados de destaque, Marco tem impactado milhares de profissionais em Angola e além-fronteiras. A sua mensagem já alcançou empresas como Sonangol, TotalEnergies, Unitel, bancos, seguradoras e startups, bem como plateias no Brasil, sempre com o compromisso de gerar resultados reais, sustentáveis e transformadores.




























