Image

ORADORES E APRESENTAÇÕES

Key Speaker

Indicadores de Desempenho do Sector dos Transportes

Lenine Narciso
Lenine NarcisoDirector GEPE MINTRANS
Lenine Narciso
Director GEPE MINTRANS
Biografia

Função que exerce actualmente

  • Director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Transportes (2020-Presente);
  • Vogal do Conselho Fiscal da Empresa Portuária de Cabinda, E.P. (2023-Presente);
  • Vogal do Conselho Fiscal da Agência Marítima Nacional “AMN”. (2022-Presente);
  • Coordenador para a implementação do Acordo tripartido de Cooperação entre o MINTRANS, Agência Francesa de Desenvolvimento e a CODATU, que visa a melhoria da mobilidade urbana e periurbana (sustentável) do país;

Experiência Profissional

  • Vogal do Conselho Fiscal do Instituto Nacional da Aviação Civil “INAVIC”, actual Autoridade Nacional da Aviação Civil “ANAC”. (2020 a 2023);
  • Consultor do Ministro dos Transportes (2020);
  • Director da Direcção de Tributação Especial da Administração Geral Tributária (AGT), Ministério das Finanças (2017-2020);
  • Auditor Sénior (2015-2017) no Gabinete de Auditoria e Controlo Interno (GACI), Sonangol Pesquisa e Produção (P&P);
  • Chefe do Departamento de Activos Fixos (2014-2015), Direcção de Finanças, Sonangol Pesquisa e Produção.

Formação Académica

  • Mestre em Gestão e Administração de Empresas (MBA) pela American Intercontinental University, e Licenciado em Economia pela Oxford Brookes University;
  • Especialização nos domínios de infraestruturas públicas e desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas (PPP) – Programa organizado pela Africa Infrastructure Fellowship Program “AIFP” na prestigiada Ecole des Ponts ParisTech de França.
  • Certificação CP³P (Certificado de Profissional de Parceria Público-Privada) da APMG – 2º nível;
  • Especialização em Logística e Transporte, pela People & Skills – Portugal;

Painel 1

Angola: Desenvolver um Hub Regional na Aviação Civil

Moderador:
Neusa Lopes
Administradora - ANAC

Tema 1

Aeroportos e turismo: uma parceria estratégica

Osvaldo Ussoco
Osvaldo UssocoInspector ANAC
Osvaldo Ussoco
Inspector ANAC
Biografia
  • É licenciado em Contabilidade e Administração pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto-Luanda.
  • Possui especialização em Gestão Aeroportuária pela Logistel – Lisboa.
  • É bombeiro aeronáutico pela academia de aviação civil de Singapura – Singapura.
  • Possui ainda várias formações técnicas no ramo da aviação civil, incluindo a de inspector de aeródromos e certificação de aeroportos.
  • Foi coordenador do processo de certificação do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro-Luanda
  • Foi coordenador adjunto do processo de certificação do Aeroporto internacional Paulo Teixeira Jorge-Catumbela
  • Tem experiência de 12 anos na aviação civil, especificamente na área de aeroportos.
  • É actualmente inspector de aeródromos, na especialidade de Resposta à Emergência (Serviço de Salvamento e Combate a Incêndios, Plano de Emergência e Remoção de Aeronaves Fora de Serviço), na Autoridade Nacional da Aviação Civil-ANAC
  • É coordenador do processo de Certificação do Aeroporto da Mukanka-Lubango.
  • Exerce actualmente as funções de Chefe do Departamento de Segurança Operacional de Aeródromos (DSOA), da Direcção de Aeródromos e Infra-Estruturas Aeronáuticas (DAIA) e Coordenador Nacional de Monitoramento Contínuo de Segurança Operacional-NCMC, na Autoridade Nacional da Aviação Civil-ANAC

Tema 2

Manutenção aeronáutica: Discussão sobre a necessidade de fortalecer a indústria de manutenção aeronáutica em Angola, reduzindo a dependência externa e gerando empregos

João Lobo Semedo
João Lobo SemedoAdm. para área de Engenharia e Manutenção da TAAG
João Lobo Semedo
Adm. para área de Engenharia e Manutenção da TAAG
Biografia
João Miguel Vidal da Gama Lobo Semedo
Data de Nascimento: 30/11/1975
Nacionalidade: Português

EXPERIÊNCIA DE TRABALHO

07/2024 - ACTUAL
Administrador Executivo Para Área de Manutenção e Engenharia – CTO
TAAG – Linhas Aéreas de Angola S.A

10/2023 - 07/2024
Administrador Executivo Para as Operações – COO
TAAG - Linhas Aéreas de Angola S.A

9/2018 – 2023
Accountable Manager and COO euroAtlantic Airways

02/2020 – 2021
Professor Universitário
ISEC Lisboa -Instituto Superior de Educação e Ciências

02/2018 – 08/2018
CAMO Manager
Jetcapital S.A.

06/2013 – 02/2018
Chefe de Engenharia e Logística euroAtlantic Airways S.A.

11/2010 – 02/2018
Subdirector de Manutenção euroAtlantic Airways S.A.

11/2010 – 06/2013
Chefe de Produção euroAtlantic Airways S.A.

07/2005 – 11/2010
Chefe de Engenharia euroAtlantic Airways S.A.

06/2004 – 07/2005
Engenheiro de Aeronavegabilidade e Sistemas
euroAtlantic Airways S.A.

06/1998 – 06/2004
Técnico de manutenção de base/linha de aeronaves
TAP

08/1999
Técnico de Engenheiro de Manutenção de Aeronaves
TAP

03/2002
Graduação em Engenharia Mecânica
ISEL- Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

2008
Sistema de Gestão da Qualidade e Treinamento de Auditor de Aviação Lufthansa

2013
IEFP Instrutor Certificado
Instituto de Emprego e Formação Profissional

02/11/2022
PART 145 Regulamento
Sofema Aviation Services

24/08/2022
Curso de Legislação Aeronáutica EASA Part CAMO Absant Training

11/2018
Seminário de Planeamento de Companhia Aérea
Boeing Company

2018
Nominated Person Course
Absant Training

2017
Desenvolvimento de Programa de Manutenção e Análise de Confiabilidade
Lufthansa

2016
Curso de Legislação Aeronáutica (EASA Part 21)
Absant Consulting

2011
Negociação profissional
Lufthansa

2010
B757-200/300 (RR RB211) Familiarização Geral) Lufthansa

2009
B777-200/300 (RR Trent) Familiarização Geral Lufthansa

2006
Seminário Jurídico de Finanças Aeronáuticas
Associação Europeia de Direito Aéreo, Copenhagen
B767 Familiarização Geral SAS

2023
Competências para a Interculturalidade

2023
Ciberseguro (Ciber-Higiene e Cibersegurança)

Painel 2

Mar Seguro e Economicamente Viável: “Uma Visão Integrada do Sector Marítimo e Portuário de Angola"

Moderador:
Lutonadio Masala
ADM para Administração e Finanças - AMN

Tema 1

Desenvolvimento de Infraestruturas - o Papel dos Portos Angolanos na Dinamização da Economia Nacional e Regional

José Kuvíngua
José KuvínguaPCA da Empresa Portuária de Cabinda
José João Kuvíngua
PCA da Empresa Portuária de Cabinda
Biografia

Nome: José João Kuvíngua

Filiação: João Kuvíngua e Delfina Alexandrina
Pilartes da Silva Kuvíngua

Data de Nascimento: 7 de Agosto de 1962.
Naturalidade: Cubal, Benguela –  Angola

Nacionalidade: Angolana
Estado Civil: Casado.

 

Curriculum Académico:

  • Doutoramento em Relações Económicas Internacionais, pelo Instituto Superior de Economia “Karl Marx” Sófia Bulgária (1990 – 1994);
  • Licenciatura em Economia Política, na Academia de Ciências Sociais, Sófia-Bulgária (1984 – 1989);
  • Curso Básico de Diplomacia no Instituto de Relações Internacionais, Praga – República Checa, (1981 – 1982);
  • Curso Médio Geral de Polícia (Investigação Criminal), no Instituto Médio do Ministério do Interior, de Zagreb, República da Croácia, (1977 – 1980);
  • Ensino Primário e Secundário, (1968 – 1977) Cubal – Benguela.

 

Curriculum Profissional, Político e Associativo:

  • Desde 2020, Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária de Cabinda – EP
  • 2017 – 2018, Presidente do Conselho de Administração da TAAG – ANGOLA AIR LINES
  • 2012 – 2017, Secretário de Estado para os Transportes Terrestres 
  • 2010 – 2012, Vice-Ministro para os Transporte Ferroviários; 
  • 2008 – 2010, Vice-Ministro dos Transportes
  • 1998 – 2008, Professor Auxiliar – Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto 
  • 2007 – 2008, Secretário-Geral (por acumulação) – Ministério dos Transportes;
  • 2003 – 2008, Director do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística (GEPE) – Ministério dos Transportes
  • 2001 – 2003, Chefe de Departamento de Gestão do Orçamento e Administração do Património (DGOAP) Secretaria Geral – Ministério dos Transportes
  • 1998 – 2001, Chefe de Departamento da Administração e Finanças do Gabinete do Corredor do Lobito – Ministério dos Transportes;
  • 1995 – 1998, Chefe de Departamento de Estudos e Investimento do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE) – Governo Provincial de Huíla;
  • 1980 – 1995, Sargento-Ajudante, Sub-inspector e Inspector na Direcção Nacional de Investigação Criminal – Ministério do Interior.

 

Membro de

  • Montepio Ferroviário de Angola – Presidente de Mesa da Assembleia-geral;
  • Associação de Luta para o Desenvolvimento Rural da Hanha (ALUDERUHA) – Presidente de Mesa da Assembleia-geral;
  • Actualmente – Militante do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA);
  • 1980 – 1995, Membro da JMPLA
  • 1975 – 1980, Membro da O.P.A.


Línguas:

Umbundu, Português, Búlgaro, Inglês, Espanhol, Servo-Croata e Francês.

Principais Áreas de Actuação:

  • Actividade Formativa;
  • Cooperação Regional;
  • Programação económica;
  • Planeamento económico;
  • Gestão de projectos;
  • Actividade Governativa.

Tema 2

Gestão de riscos marítimos: implementação de sistemas de gestão de riscos marítimos, incluindo a prevenção da poluição marinha e a resposta a emergências

Helder Rufino
Helder RufinoDirector para Hidrografia - AMN
Helder Rufino
Director para Hidrografia - AMN
Biografia

Director de Hidrografia, Oceanografia e Investigação Científica, da Agência Marítima Nacional - AMN, tem o curso de Hidrografia de nível A, é mestre em Ciências de Navegação Marítima, e está ligado aos projetos de actualização da cartografia hidrográfica de Angola.

Painel 3

Transportes Terrestres: Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável

Moderador:
Énio Costa
PCA da ANTT

Tema 1

Desafios da Acessibilidade ao Novo Aeroporto

Juvenal Abrão
Juvenal AbrãoDirector Estudo e Projectos ANTT
Juvenal Abrão
Director Estudo e Projectos ANTT
Biografia

Director de Estudos e Projetos da ANTT;

Arquitetura e Urbanismo

  1. Chefe de departamento de Estatística da ANTT de 2023-2024;
  2. Director Técnico adjunto do - Polo Industrial de Produção de Aerogeradores - 2019-2021;
  3. Director de Produção da Prisma Projetos 2018-2019;
  4. Coordenador de Projetos - Gismat Lda 2015-2018;
  5. Arquitecto Júnior – Nelder Arquitectos;

Outras Experiências profissionais incluem a participação nos projetos do 1. Arquivo Histórico do BNA, 2. Centro de Recontagem do BNA, igualmente o 3. Porto Seco de Dar Es salaam.

Tema 2

Digitalização da mobilidade urbana

Mário Nsingi
Mário NsingiPCE ENBI
Mário Nsingi
PCE ENBI
Biografia

Mais de 20 anos de experiência em TI, dos quais mais de 15 no sector financeiro, com foco na gestão abrangente em Desenho e Desenvolvimento, Implementação e Suporte de Infraestruturas e Aplicações. Sólida experiência em computação na nuvem, banca digital e segurança corporativa, com uma excelente história de gestão de projetos desde a concepção inicial, passando pelo desenvolvimento, até a implementação. Melhora consistentemente os prazos de entrega e os níveis de serviço, reduzindo os custos e mitigando o risco.

Especialista em planeamento estratégico, controlo de orçamento e resolução de problemas de elevada complexidade, aplicando o Six Sigma. Excelentes capacidades de comunicação e de criar e liderar equipas altamente eficientes e dinâmicas, treinar pessoal técnico e transmitir conceitos complexos em termos compreensíveis.

Pós-graduado em Gestão pelo Massachusetts Institute of Technology, MIT e com ampla networking internacional.

Habilitações Literárias
De 2015 a 2016
Especialização em Gestão, Inovação e Tecnologia – Massachussetts Institute of Technology –
Cambridge, Massachussetts, EUA

De 2010 a 2012
Diploma de Estudos Avançados em Engenharia e Gestão dos Sistemas de Informação -
Universidade do Minho – Guimarães – Portugal

De 1998 a 2003
Licenciatura em Engenharia Informática – Universidade Agostinho Neto

Painel 4

Economia das Concessões, Investimento Público e Financiamento Privado em Infraestruturas de Transportes e Logística

Moderador:
João Fernandes
Administrador do Porto de Luanda

Tema 1

Estratégias para Optimização do Investimento público no sector dos transportes: mecanismos de priorização de investimentos, revenue assurance e soluções combinadas de utilização de recursos públicos para a dinamização de infraestruturas estratégicas

Suzana Kudidissa
Suzana KudidissaChefe do Departamento das Concessões do MINTRANS
Suzana Kudidissa
Chefe do Departamento das Concessões do MINTRANS
Biografia
Habilitações Literárias
  • Licenciatura em Gestão e Administração Pública- Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Agostinho Neto
  • Técnica Média de Gestão de Empresas – Instituto Médio de Gestão do Kicolo – IMGK, Luanda

Outros Formações
  • Seminário de capacitação sobre as infraestruturas de transporte sustentáveis para países de língua portuguesa, realizado na República Popular da China
  • Curso de Processamento de Salários NO SIGFE- INFORFIP
  • Curso de Auditoria Financeira, Inspecção e Fiscalização- ENAD
  • Curso Básico de Contabilidade Informatiza com o Software primavera – Centro de formação profissional R.B.R
  • Curso de Informática na óptica do utilizador - Escola técnico-profissional S. José
  • Curso de Operações Bancárias Gerais I-Instituto de Formação Bancária de Angola
  • Curso de Atendimento de Clientes- Instituto de Formação Bancária de Angola
  • Curso de Auditoria de Gestão e Financeira-Consult
  • Curso de Gestão de Recursos Humanos- SOF

Experiência Profissional
  • Chefe do Departamento das Concessões do MINTRANS, há 3 anos.
  • Membro da Comissão de Avaliação do Concurso Público para a adjudicação do contrato de concessão para a gestão, exploração e manutenção do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.
  • Participei das negociações do contrato de concessão dos serviços ferroviários e da logística de suporte do corredor do Lobito.
  • Trabalhei durante 11 anos como Inspectora de 2ª Classe no Gabinete com o mesmo nome no Mintrans.
  • Trabalhei um ano e seis meses como OPeradora de Telemarketing na Solução Contact Center 

Tema 2

Desafios da Agro logistica em Angola

Paula Bartolomeu
Paula BartolomeuAdministradora da ARCCLA
Paula Bartolomeu
Administradora da ARCCLA
Biografia

Licenciada em Direito, Pós - Graduação em Gestão  da Cadeia de abastecimento,  mestranda em Governação e Política Públicas, e MBA em Agronegócios.

Professional com mais de 24 anos de experiência em empresas Multinacionais e na gestão de um conjunto completo de processos administrativos, gestão comercial nos sectores do Petróleo e Gás, fabrico de locomotivas, logística, Tecnólogia de Informação, Sistemas de Produção de Enérgia Eléctrica, qualidade, compliance, e gestão do controlo interno.

Com foco na liderança de equipas, serviços e funções relacionadas com a Negociação. Profissional com habilidades de interação com stakeholders á todos os níveis administrativos e políticos. Demonstra liderança forte e responsabilidade na execução dos objectivos de negócios corporativos complexos e de alta visibilidade política e social.

Painel 5

Equipas de Alto desempenho

Moderador:
Paula Araújo
Directora GRH Mintrans

Tema 1

Balanço da execução do Fundo Social dos Trabalhadores dos Tranportes (FSTT)

Bruno Inglês Jr.
Bruno Inglês Jr.PCG do FSTT
Bruno Inglês Jr.
PCG do FSTT
Biografia

Bruno Renato Custódio e Silva Inglês (Bruno Inglês Jr.), natural de Waco Cungo, nasceu aos 17 de Junho de 1975.

Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade Moderna de Lisboa, tendo iniciado a sua formação superior pela Academia da Forca Aérea de Portugal em Administração Aeronáutica em interacção directa com Gestão de Empresas pelo ISEG de Lisboa.

Em 2001 iniciou a sua carreira bancária no Banco Totta com passagem pelos Bancos Millennium e Banco BAI Europa em Portugal - Lisboa.

Em 2006 já em Angola, fez parte da equipa fundadora do Banco BNI - Banco de Negócios Internacional, tendo exercido várias funções de Direcção e Coordenação nas áreas de comercial e negócio até a ascensão ao cargo de Administrador Executivo (CCO) em 2013.

Em 2017, fez também parte da equipa fundadora da Aliança Seguros em comissão de serviço pelo BNI, no qual exerceu a função de Administrador Executivo para as áreas de Contabilidade e Finanças (CFO).

Em 2019, vai para o Banco Sol na função de Administrador Executivo (CCO) com responsabilidades das áreas de negócio e comerciais.

Em 2020 é indicado pelo Banco Sol em comissão de serviço como membro da comissão de reestruturação da

Companhia de Seguros do Banco, Sol Seguros, e consequentemente membro do Conselho de administração na qualidade de Administrador Executivo Comercial (CCO) e posteriormente administrador não-executivo para áreas de investimentos.

Igualmente em 2020, pertence também a equipa de reconstituição da Sociedade Corretora de Valores Mobiliários licenciada pela CMC, Africa Brokers, SCVM, onde exerceu a função de PCA - Presidente da Conselho Administração.

Actualmente, exerce a função de Presidente da Comissão de Gestão do FSTT - Fundo Social dos Funcionários e Trabalhadores do Sector dos Transportes por despacho de nomeação do Sr. Ministro dos Transportes em 02 de Fevereiro de 2024.

Amante e praticante de desportos náuticos, membro do Clube de Ténis de Luanda e praticante da modalidade.

Tem como hobbies predilectos, música e equitação.

Tema 2

Governação e boas practicas de gestão

Agostinho Quinguaia
Agostinho QuinguaiaDirector Geral da Soalemag
Agostinho Quinguaia
Director Geral da Soalemag
Biografia
  • Estudioso de Estratégias Corporativas e de Negócios em Empresas Angolanas, desde 2014;
  • Professor de Planeamento Estratégico Aplicado a Gestão e ao Negócio, desde 2014;
  • Professor de Liderança e Gestão de Equipas para o Alto Rendimento;
  • Consultor de Estratégias de Negócios, desde 2016.

Realizações relevantes
  • 2024: Coordenador da equipa de implementação do Sistema de Gestão Integrado de Gestão pelas Normas ISO 9001-2015, 14001-2015 e 45001-2018 na Empresa Portuária do Lobito (Porto do Lobito);
  • 2021/2024: Coordenador do Projecto da Soalemag para a obtenção decredenciamento para operar como uma Organização Reconhecida, de acordo com o Artigo Nº 7 do Decreto Presidencial Nº 72/14 de 25 de Março;
  • 2023/2024: Coordenador da equipa de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade pela ISO 9001-2015 na Soalemag;
  • 2023: Coordenador da equipa técnica de construção e implementação do MBA em Gestão de Projectos, pela Soalemag;
  • 2022: Coordenador da equipa técnica de construção e implementação do MBA em Gestão em Desenvolvimento Organizacional e de Negócios, pela Soalemag;
  • 2021: Coordenador da construção e implementação do Sistema de Avaliação de Desempenho para o Porto do Lobito, pela Soalemag;
  • Coordenador da equipa de Gestão de Desacordos entre os trabalhadores da ex-TOREZ e a sua Direcção cessante;
  • 1996/1998: Dirigente Desportivo, Campeão Nacional em Basquetebol Sénior Masculino e Andebol Sénior Feminino;
  • Treinador campeão Nacional de Basquetebol em Júnior Feminino pelo ASA, em 1991 e 1992.

Referências académicas
  • 2023: Início do MBA em Gestão de Projectos;
  • 2022: Início do MBA em Desenvolvimento Organizacional e de Negócios;
  • 2014: Início de Mestrado em Ciências Empresariais, pelo Instituto Superior Politécnico de Setúbal (Portugal);
  • 2013: MBA em Gestão de Recursos Humanos, pela Brasillian Business School (São Paulo - Brasil);
  • 2003: Licenciatura em Biologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto;V- Desenvolvimento de Competências
  • 2023: Certificação de Auditor Líder pela Norma ISO 9001 – 2015;
  • 2022: Certificação em Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos;
  • 2022: Certificação em Portos e Logística;➢ 2021: Certificação pela ISO 31.000 – Gestão de Riscos;
  • 2021: Certificação pela ISO 37.301 – Gestão de Compliance.
  • 2021: Certificação pela Código ISPS;
  • 2021: A Transformação nos Portos e a sua Contribuição para o Crescimento da Economia Nacional, vários oradores;
  • 2017: Certificação em Cerimonial e Protocolo;
  • 2017: pela Soalemag business school produziu os seguintes Workshops:
  • A Tomada de Decisão, orador Dr Celso Rosas;
  • A Gestão da Mudança, oradores Dr Honorato Troso e Dra Altina Pinto;
  • A Influencia da Liderança no Crescimento das Pequenas e Médias Empresas, orador Dr Luis Cupenala;
  • A Implementação do IVA em Angola, orador Dr André Barroso;
  • Liderança e Gestão de Equipas para o Alto Rendimento, oradora Dra Altina Pinto.
  • 2016: Certificação em Gestão de Projectos;
  • 2014: Participação na equipa do projecto da Companhia das Lezírias: desafio de internacionalização para o mercado angolano de vinhos, no âmbito do processo de mobilidade no Instituto Superior Politécnico de Setúbal;
  • 2013: Curso de Higiene Industrial na Indústria Petrolífera em Angola;
  • 2011: Certificação em Gestão de Recursos Humanos
  • 2011: Certificação pela ISO 9001/2000 (Auditor Interno);
  • 2011: Certificação pela ISO 9001/2000 (Sistema de Gestão da Qualidade);
  • 2011: Curso de Gestão Ambiental e Emergências Relacionadas;
  • 2011: Curso de Gestão de Recursos Humanos e Competências-Chave para Chefias;
  • Certificado pelo Centro Nacional de Formação de Formadores “CENFFOR”.
  • 2007: Pós-graduação em Agregação Pedagógica do Ensino Superior.
Referências como formador
  • Planeamento Estratégico Aplicado a Gestão e ao Negócio;
  • Técnicas Administrativas;
  • Técnicas de Atendimento ao Cliente e Vendas;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Avaliação de Desempenho;
  • Comunicação Corporativa;
  • Técnicas de Negociação;
  • Estratégia de Comunicação e o Plano de Comunicação Corporativa.
2007: Referências profissionais
  • Com vasta experiência como Professor (30 anos de serviço no sub nível do ensino Pré-universitário e com Agregação Pedagógica Superior) e 15 anos como Formador, e em administração. A minha actividade laboral está focada para a função de Administração. Co-criador do processo manual que originou a solução tecnológica de avaliação de desempenho entregue pela Soalemag ao Porto do Lobito em Outubro de 2022. Liderei a equipa da Soalemag no mais recente GMC – Global Manegement Challenge, organizado em Angola pela SOIK Investiments.
  • 2007/2022: Director Geral da Soalemag, Lda (Consultoria e Formação) e Formador no Centro de Formação da Soalemag, Lda
  • 1992/2022: Professor do ensino Pré-Universitário do Ministério da Educação;
  • 2018/2022: Comissário de jogos da Federação Angolana de Basquetebol “FAB”;
  • 2000/2021: Chefe de Departamento Técnico da Sambiente, Lda;
  • 1985/2000: Secretário-geral do Atlético Sport Aviação “ASA”;
  • 1984/1992: Treinador de Basquetebol do grupo “B”, pelo ASA, com a conquista de 4 (quatro títulos nacionais;
  • 1989/1992: Serviço Militar pelas Tropas de Guarda Fronteiras de Angola “TGFA”.

Painel 6

Projectos Estruturantes do Sector

Moderador:
Pedro Maza Lopes
Director do Gabinete do Ministro

Mesa Redonda

AIAAN, Cidade Aeroportuária, MSL, Porto Caio, Projecto Desenvolvimento Integrado Namibe

Antonio Pombal
Antonio PombalATO

António Pombal
ATO

Biografia

Experiência Trabalho:

Director Geral, 2023 – presente

ATO – Airport Temporary Operator / Luanda, Angola

Coordenador 2023 – Presente

GTM – Grupo Técnico Multissectorial para transferência das operações do Aeroporto 4 de Fev. para AIAAN

Administrador Não Executivo, 2019 - presente ENNA-EP | Luanda, Angola

Conselho de Administração

Director Nacional, 2018 - 2023

Ministério da Economia e Planeamento | Luanda, Angola

  • Integração, Cooperação e Negócios Internacionais
  • Negociação de Acordos de Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos
  • Negociações de Acordos Bilaterais e Multilaterais

Membro, 2017 - 2019 ENSA-SA | Luanda, Angola

Conselho Fiscal

Director Nacional, 2011 - 2017

Ministério da Economia e Planeamento | Luanda, Angola

  • Intercâmbio Internacional
  • Negociação de Acordos de Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos
  • Negociações de Acordos Bilaterais e Multilaterais

Director Geral, 2007 - 2008

Instituto Nacional da Aviação Civil – INAVIC | Luanda, Angola

Aviação Civil

Administrador Financeiro, 2001 – 2005

TAAG - Linhas Aéreas de Angola, E.P. | Luanda, Angola

Conselho de Administração

Membro da Comissão de Gestão, 2001

TAAG - Linhas Aéreas de Angola, E.P. | Luanda, Angola

Comissão de GestãoAdministrador Financeiro, 1997-2001

TAAG - Linhas Aéreas de Angola, E.P. | Luanda, Angola

Conselho de Administração

Director, 1996

TAAG - Linhas Aéreas de Angola, E.P. | Luanda, Angola

Planificação e Finanças

Chefe de Departamento, 1992

Direcção Nacional da Aviação Civil - Ministério dos Transportes e Comunicações | Luanda, Angola Estudos e Desenvolvimento

Educação:

Logistel - Instituto Superior de Gestão  Curso de Altos Estudos de Transporte

Graduação 2004| Lisboa, Portugal Universidade de Marselha

Pós-Graduação em Economia e Gestão de Transporte Aéreo

Graduação 1994 | Marselha, França

Escola Superior de Economia – Bruno Leuchner

Curso Superior de Economia 

Graduacao 1986 | Berlim, Alemanha

Instituto Karl Marx

Curso Médio de Economia

Graduação 1981 | Luanda, Angola 

Paulo Nobrega
Paulo NobregaGONAIL,

Paulo Nobrega
GONAIL

Biografia
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2021/30/09 até á data
GONAIL – Gabinete Operacional do Novo Aeroporto Internacional de Luanda
Coordenador
Construção do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto

2004/08/04 Até á 2021/09/30
PROGEST – Projectos Técnicos Consultoria e Gestão Ltda.

Director Técnico (até 2008)
Sócio-gerente (de 2008 até á 20210930)
Responsável pela Elaboração do Manual de Qualidade
Responsável pela Formação Interna

2009/07/28 Até 2018/12/30
PROprime Lda
Gerente

2008/12/12 Até 2019/12/20
PROGEST Fiscalização Lda
Gerente

2008/12/12 Até 2019/12/20
PROGEST Estudos e Projectos Lda
Gerente

2008/08/28 Até 2019/12/20
PRON´gila Lda
Fundador


EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
1981 a 1986
Licenciatura em Engenharia Civil da Universidade do Porto
Paulo Cardoso
Paulo CardosoSIEMENS

Paulo Cardoso
SIEMENS

Biografia

Eng.º Paulo Cardoso possui uma Licenciatura em Engenharia Mecânica Industrial da Universidade de Toulouse, França, com um Mestrado em Mecânica Aeronáutica igualmente na Universidade de Toulouse, outro Mestrado em Petróleos e Gestão de Projectos da Escola Superior de Pétroleo e Motores, de Paris, França e um MBA em Gestão de Empresa, do Institue of Business Managament de Lisboa, Portugal.

É um profissional com vasta experiência de 20 anos de carreira, em gestão de empresas, engenharia e consultoria, tendo ocupado várias posições de topo e liderança em empresas multinacionais e instituições governamentais em Angola. E já foi da “nossa casa” no MINTRANS.

Eng.º Paulo Cardoso ocupa actualmente o cargo de Country Manager na SIEMENS Mobility em Angola.

Jacob N'hunge
Jacob N'hungeDirector de Operações Porto CAIO

Jacob N'hunge
Director de Operações Porto CAIO

Biografia
EDUCATION
ISPCAB, Instituto Superior Politécnico de Cabinda
International Relations (License Degree)
2005 - 2010: IMEC (Instituto Médio de Económica de Cabinda)
High School, Management Accounting

WORK EXPERIENCE
2017 to present Cabinda Angola - Caioporto, SA
Operation Manager

2019 to present Alzifam Service, Lda 
Chairman & Founder

2018 to 2019 Cabinda, Angola - 3D Formações & RH-Consulting, Lda.
Providing: Training, Workshop related to Logistic practices and Procedures based on
Angolan Customs Law.

2015 to 2017 Malongo, Malembo _ Cabinda, Angola – Schlumberger Technical Service Inc.
- Logistic Supervisor (Team Leader), Responsible for all Logistics operation in
Malongo-Cabinda: Import & Export, Domestic and/or Cabotage process.

2011 to 2015 Cabinda, Angola – TLC, SA. Transport Logistic & Consulting
Key Account (Cabinda, Malongo, Massabi)

2008 to 2011 Cabinda, Angola – Luisa Sofia Manuel, Customs Broker.
Custom Broker Assistant.

2006 to 2007 Cabinda, Angola – SIMBILA Supermarket
Team Leader
Joaquim Neto
Joaquim NetoGo Moçamedes

Joaquim Neto
Go Moçamedes

Biografia
NOME: Joaquim Miguel Domingos Neto
DATA E LOCAL DE NASCIMENTO: 06 de Agosto de 1958 - Luanda, Município de Sambizanga
NACIONALIDADE: Angolana

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS
- Eng.° de Exploração de Instalações Energéticas Diesel/Maquinista Naval - Academia Naval de Havana/Cuba.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
- Curso Básico de Gestão e Planeamento dos Transportes (Transcoa);
- Curso Básico de Chefia e Liderança (ENAD);
- Curso Básico de Gestão de Projectos, Transportes e Logística (Instituto Superior de Gestão-Portugal);
- Curso Básico de Chefia e Liderança (Armando Vaz Velho);
- Curso Básico de Gestão Modera (Armando Vaz Velho);
- 2015 - Curso de Alta Direcção de Empresas, ASM - Angola School of Management.

CARREIRA PROFISSIONAL
- Em 1985, foi admitido na Angonave/via Ministério dos Transportes e embarca nos navios de Angonave como Praticante de Máquinas;
- Em 1987, assumiu o cargo de 3° Eng.º de Máquinas;
- Em 1988, é promovido à 2° Eng.º de Máquinas;
- Em 1990, Chefe de Departamento de Manutenção Técnica da Angonave;
- Em 1991, Gestor Global da Frota;
- Em 1992, Director Técnico Interino;
- Em 1993, Director da Direcção de Armamento e Manutenção;
- Em 1997, Director Técnico da Empresa Portuária do Namibe;
- Em 1999, Director para Área Técnica e de Operações da Empresa Portuária do Namibe;
- Em 2000, Nomeado em Comissão Ordinária de Serviço, para exercer o cargo de Director Provincial dos Transportes, Correios e Telecomunicações do Governo da Provincia do Namibe;
- De Maio de 2010 a Dezembro de 2017 exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Namibe;
- De 2015 a 2017, foi Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APANG.
Nelson Oliveira
Nelson OliveiraTAAG

Nelson Oliveira
TAAG

Biografia

Nelson de Oliveira é o actual Presidente da Comissão Ex ecutiva da TAAG, empossado aos 5 de Dezembro de 2023. Anteriormente desempe nhou funções na Autoridade Na cional d e Avi ação Ci vil (ANAC). Por cerca de 38 anos, trabalhou na TAAG, desempenhando várias funções técnicas, evoluindo continuamente na sua carreira para funções seniores de direcção na componente da manutenção e engenharias, com especial foco nas frotas B777, B737 e Dash 8.

Possui uma Licenciatura em Gestão de Empresas com especialidade em Gestão de Transportes Aéreos e ainda licenças e certificações da ANAC e da FAA.

ORGANIZAÇÃO

Image

PATROCINADORES

ANTT
TCUL
ARCCLA
Unicargas
Agência Marítima Nacional
EPN
Empresa Portuária do Soyo-E.P.
Go Moçâmedes
Empresa Portuária do Amboim
Porto do Lobito
Porto de Cabinda
Porto de Luanda
SECIL Marítima, SA
ANAC
ATO
ENNA
GONAIL
SGA
TAAG
Caminho de Ferro de Benguela
CFL
CFM
ENBI
FSTT
INIPAT