APRESENTAÇÕES
Painel 1
OS DESAFIOS DOS ÓRGÃOS DE REGULAÇÃO, SUPERVISÃO E FISCALIZAÇÃO
Moderador:
Sr. Nzakimuena Manuel
Director de Navegação Aérea e Biblioteca Técnica - ANAC
1º Sub-Tema
AS PLATAFORMAS LOGÍSTICAS - A COLUNA DORSAL DO AGRO-NEGÓCIO
Administradora p/ Rede Nacional de Plataformas Logísticas
Professional com mais de 24 anos de experiência em empresas, Internacionais e Multinacionais/Globais e na gestão de um conjunto completo de processos administrativos, vendas e comercias e de operações, nos sectores do Petróleo e Gás, de manufactura no fabrico de locomotivas, logística, Tecnologia Digital e de Informação, Sistemas de Produção de Enérgia Eléctrica, gestão e liderança de equipas , serviços e funções relacionadas a liderança corporativa e Negociação. Profissional com habilidades de interação com stakeholders a todos os níveis administrativos e políticos. Demonstra liderança forte e responsabilidade na execução dos objectivos de negócios corporativos complexos e de alta visibilidade económica, política e social e projectos de alta complexidade.
2º Sub-Tema
PROTECÇÃO DO CONSUMIDOR DE TRANSPORTE AÉREO
Director de Regulação Económica da ANAC
Nome: Manuel dos Anjos José da Rosa
Nacionalidade: Angolana; Nascido aos 17 de Julho de 1963 em Luanda.
Grau académico : Licenciatura em Gestão de Transporte Aéreo.
Grau científico: Mestrado em Ciências Económicas.
Entidade formadora: Instituto de Aviação Civil de Kieve (actual Universidade Nacional de Aviação Civil de Kieve).
Experiência de trabalho: 27 anos no Órgão Regulador da Aviação Civil, trabalhando em matérias de regulamentação económica de transporte aéreo, acesso e exercício da actividade de transporte aéreo, negociação de acordos de serviços aéreos, assuntos regionais (CAFAC) e sub-regionais (SADC).
Função Actual: Director de Regulação Económica da ANAC.
3º Sub-Tema
O PAPEL DAS CAPITANIAS - DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Capitão da Capitania do Porto do Namibe
Nome: Kamatá Alfredo Manuel Chinhama
Nascido aos: 13/09/1977
Natural: Luanda
Posto de Trabalho: Capitania do Porto do Namibe
Função: Capitão do Porto do Namibe
Entidade Patronal: Agência Marítima Nacional (AMN)
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO:
Grau Académico: Formado em Gestão de Recursos Humanos;
APTIDÃO PROFISSIONAL:
- Curso de Estado do Control dos Portos & ISPS modulo I e II, entidade ICC-IMB Southampton U.K 2009;
- Curso de Gestão de Risco e Auditória Baseada em Risco, entidade (QSP) São Paulo Brasil. 2010;
- Curso de Gestão da Água de Lastro, gestão e manuseamento de cargas perigosas, entidade I.M.S.S.E.A | Academia Internacional de Segurança Marítima, Proteção e Ambiente, IMSSEA Génoa Itália 2011;
- Curso de Trabalho em Locais Confinados (Working in Confined Spaces) a bordo de navios Miami Florida 2012;
- Curso de Flag State, Bandeira de Estado dos Portos do Capítulo-2 da Convenção SOLAS entidade (IMSSEA) I.M.S.S. E.A, Academia Internacional de Segurança Marítima, Proteção e Ambiente, Génoa Itália 2012;
- Especialização em Investigação Criminal Marítima, entidade formadora NATO Centro Operacional de Interdição Marítima, Base da Nato, Grécia 20015;
- Especialização em Segurança Marítima Crime Transacional Organizado, entidade formadora Centro Internacional de Manutenção de Paz Koffi Annan em Ghana (ACRA) 2022;
- Especialização em Segurança Marítima no âmbito do Código ISPS, entidade I.M.S.S.E.A, Academia Internacional de Segurança Marítima, Proteção e Ambiente, Génoa Itália 2023; e
- Curso de Auditores no âmbito do Sistema de Auditoria dos Estados Membros da OMI (IMSAS), entidade Departamento de Auditoria dos Estados-Membros e Apoio à Implementação de auditorias Organização Marítima Internacional (OMI) 2024.
Painel 2
INFRA-ESTRUTURAS, QUALIDADE DOS SERVIÇOS E DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO
Moderador:
Sr. Eugénio Fernandes
Director Nacional para Economia de Concessões do Mintrans
1º Sub-Tema
A MANUTENÇÃO DAS INFRA-ESTRUTURAS AEROPORTUÁRIAS
Administrador da SGA para Infra-Estruturas
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
20/03/2023 – ATUAL Luanda, Angola
ADMINISTRADOR EXECUTIVO SGA - SOCIEDADE GESTORA DE AEROPORTOS, S.A.
Responsável pelos pelouros:
- Infraestruturas
- Aprovisionamentos
05/12/2017 – 10/04/2023 Luanda, Angola
DIRECTOR DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIO TDGI - TECNOLOGIA DE GESTÃO DE IMÓVEIS, LDA
Principais Funções:
- Direcção Comercial;
- Monitorização da Satisfação dos Clientes;
- Relações Institucionais;
- Estudar e Desenvolver novas áreas de negócio dentro do "Core" da empresa; Desenvolver e potenciar o "networking".
Propostas Relevantes de Sucesso
Expansão do âmbito Contratual:
- Cliente BNI - Banco Negócios Internacional,
- Cliente TOTAL E&P ANGOLA
Propostas e Consequente Contrato:
- Reactivação das instalações técnicas do Hotel "Intercontinantal", localizado no eixo-Viário
- Prestação de Serviço de Manutenção de Agências do Banco Atlântico
- Prestação de Serviço de Manutenção das instalações da SINOPEC
- Prestação de Serviço de Manutenção do Shopping Fortaleza
31/03/2017 – 04/12/2017 Luanda, Angola
DIRECÇÃO COMERCIAL TDGI - TECNOLOGIAS DE GESTÃO DE IMÓVEIS, LDA
Director Comercial e Corporativo
Responsável perante a Administração pelas áreas:
Direcção Comercial:
- Comercial e desenvolvimento do negócio - Relações Públicas
Direcção Corporativa e Apoio à Produção:
- Recursos Humanos
- Departamento Financeiro
- Departamento de Aprovisionamentos - Departamento de Património
- Departamento Informático
- Departamento de Qualidade, Ambiente e Segurança
12/01/2012 – 31/03/2017 Luanda, Angola
GESTÃO DE CONTRATOS & PROJECTOS TDGI - TECNOLOGIA DE GESTÃO DE IMÓVEIS, LDA
- Responsável da Direcção Técnico Comercial em Angola
- Fortalecimento do Networking;
- Gestor de Projectos específicos;
Projectos Relevantes de Sucesso:
Projectos Novos
Proposta e Consequente Contrato de:
- Prestação de Serviços de Manutenção do património Banco Negócios Internacional, Edifícios Sede e Agências nas Províncias;
- Prestação de Serviços Integrados do Condomínio de Luxo, MonteBelo em Talatona, Cliente Chevron;
- Prestação de Serviço de Manutenção de todo o Património em Luanda da Petrolífera Chevron em Luanda;
- Prestação de Serviço Conservação Predial dos apartamentos da petrolífera Total E&P Angola, em Luanda;
- Prestação de Serviços Integrados da Nova Sede da Assembleia Nacional;
Simultâneamente:
Gestão de Contratos
- Entre 2012 e 2013 - Gestor de Contrato de Prestação de Serviço de "Facilities Management" para o Condomínio Monte Belo. Complexo Habitacional com 100 moradias de luxo para a CABGOC.
- Entre 2015 - 2016 - Coordenador dos contratos de Prestação de Serviço entre a TDGI e a CABGOC para a manutenção técnica de todo o património da Chevron em Luanda.
31/08/2009 – 12/01/2012 Luanda, Angola
DELEGADO EM ANGOLA DOMINIO CAPITAL S.A.
- Supervisão da Manutenção Técnica do Edifício Sede da Petrolífera TOTAL E&P ANGOLA;
- Project Management Edifício Timor, Rua Timor em Luanda;
- Client Taising para Cblox;
- Desenvolvimento e implantação de projecto de 200.000 fogos para programa de habitação social do Governo de Angola;
- Criação e Desenvolvimento da Agrocortex Lda, para gestão de fundo de investimento Agrícola.
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
2001 – 2008 Lisboa, Portugal
LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Licenciatura em Engenharia Civil, Ramos Gestão de Obra
14/10/2021 – 07/10/2022 Portugal
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Universidade Aberta
01/2023 – 05/2023 Madrid, Espanha
ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE NEGÓCIOS DE AEROPORTOS INTERNACIONAIS ITAérea - Aeronautical Business School
07/2024 Lisboa, Portugal
CURSO INTENSIVO DE NEGOCIAÇÃO Universidade Católica Lisboa
REDES E ASSOCIAÇÕES
15/09/2019 – ATUAL Luanda, Angola
Ordem dos Engenheiros de Angola
Membro da Ordem dos Engenheiros de Angola no 4273
13/02/2014 – ATUAL Luanda, Angola
Associação Angoana de Manutenção e Gestão de Activos
Entre 2014 a 2018 - Vogal da Direcção
Entre 2018 a 2020 - Membro do Conselho Fiscal
2020 - Membro da Direcção
CONFERÊNCIAS E SEMINÁRIOS
Conferências
Membro da Comissão Organizadora do 13o Congresso Nacional de Manutenção e Gestão de Activos, em simultâneo com o 2o Encontro de Manutenção dos países do PALOP.
Conferências
1ª Conferência Nacional de Compliance em Angola
26/10/2021 – 28/10/2021 Centro de Convenções de Talatona, Luanda, Angola
Luanda Oil & Gas and Renewable Energies
1a Conferência Anual que abordou a temática da transição energética em Angola e o posicionamento da indústria de Oil & Gas nos próximos anos.
Abordado também a lei do Conteúdo Local para as empresas do sector petrolífero.
2º Sub-Tema
O IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS CONCESSÕES NA MODERNIZAÇÃO DAS INFRA-ESTRUTURAS PORTUÁRIAS E NA EFICIÊNCIA OPERACIONAL - O CASO DO PORTO DE LUANDA
Director do Gabinete de Estudos e Controlo de Gestão do Porto de Luanda
Omar Napoleão da Silva Matos
Formado em Gestão e Contabilidade.
Especialista em Gestão Portuária.
Director do Gabinete de Estudo, Planeamento e Controlo de Gestão do Porto de Luanda.
Coordenador e Coordenador Adjunto da Comissão de Gestão do Terminal Multiuso (2019 – 2020) – Porto de Luanda.
Director de Contabilidade e Património 2020 - 2024/ Director Financeiro 2015-2018.
Assessor do Conselho de Administração – Porto de Luanda.
Membro da equipa de negociação e dos contratos de Concessões.
3º Sub-Tema
OS DESAFIOS DA DINAMIZAÇÃO DA CABOTAGEM NORTE-SUL
Administrador Comercial da Empresa Portuária do Amboim
Dados Pessoais
- Estado civil: Casado
- Nacionalidade: Angolana
- Data de Nascimento: 29/07/1971
- Naturalidade: Ambaca
- Província: Kwanza Norte
Formação Académica
- Licenciatura em Línguas e Literatura Inglesa na Faculdade de Letras e ciências sociais da Universidade Agostinho Neto em 2007.
Formação Profissional – Cursos
- Diploma in Port Management (North West Kent College, UK) 2011/2012
- Port Operations and Management (Alemanha) 2012
- Port Management (alemanha) 2014
- Programa avançado de gestão para executivos UCAP Lisboa 2017
- Logística e Planeamento do Frete em Transportes (Alemanha) 2001
- Desenvolvimento Sustentável de Portos e Planeamento (Japão, Jica) 2010
- Gestão Internacional (Alemanha) 2001
- Technical Trainning Course on Port Planning, Construction and Management (China Waterborne Transport Research Institute) 2021
Formação Profissional – Seminários
- Gestão das Operações de Carga Geral
- Planificação Portuária
- Estatística Portuária
- Princípios Fundamentais da Gestão de um Porto (França, Havre) 2005
- Workshop sobre performance portuária na Africa Central e do Oeste (Tema – Ghana)
Experiência Profissional
- Funcionário do Porto de Luanda desde 1996
FUNÇÕES DESEMPENHADAS
- Departamento de formação:
- Chefe de secção de bolseiros
- Chefe de sector pedagógico
- Direcção Comercial:
- Chefe de sector de atendimento ao cliente
- Chefe de sector de operações e logística.
- Chefe de departamento de concessões, planeamento de Navios e controlo estatístico.
- Director Comercial (2013-2015)
- Administrador Comercial e TIC (2015-2020)
- Supervisor da Comissão de Gestão do Terminal Multiusos
- Assessor principal 2020
- Administrador Executivo – Porto de Porto Amboim (2021)
Línguas
- Português
- Inglês
- Francês (básico)
- Kimbundo
- Umbundo
1ª MESA REDONDA
ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO NOS SUB-SECTORES DA AVIAÇÃO CIVIL, MARÍTIMO E PORTUÁRIO
Moderadora:
Sra. Bernarda Henrique
PCA da ENNA
DADOS PESSOAIS
Bernarda Henrique
Presidente do Conselho de Administração
Empresa Nacional de Navegação Aérea - ENNA-EP
PERFIL PROFISSIONAL NA AVIAÇÃO
- Ingressou na aviação como Controladora de Tráfego Aéreo (CTA) em 1987;
- Progrediu na carreira de CTA até ao escalão sénior;
- Foi Instrutora Operacional de controle de tráfego aéreo
- Foi Chefe de Divisão de Avaliação Técnica Operacional;
- Foi Chefe do Departamento de Gestão de Tráfego Aéreo;
- Foi Directora de Navegação Aérea;
- Foi Directora do Centro Aeronáutico de Instrução;
- Foi Administradora Executiva da ENNA-EP
FORMAÇÕES
- Licenciatura em Direito
- Pós Graduação em GRC (Governance Risck & Compliance)
- Pós Graduação em Gestão de Empresas
- Curso de Controle de Tráfego Aéreo de Aeródromo, Aproximação, Regional e Aproximação Radar
- Curso de Gestão da Qualidade dos Serviços de Tráfego Aéreo
- Curso de Instrução Operacional ATC
- Curso CNS/ATM avançado
- Curso de Gestão de Centros de Formação ICAO TRAINAIR PLUS
- Curso para Desenvolvimento do Plano Diretor da Aviação Civil
PROJECTOS
- Coordenação de projectos para implementação de sistemas, normas e procedimentos internacionais na Região de Informação de Voo de Luanda
- Coordenação do Subgrupo ATM (Air Traffic Management) de Angola para a implementação da Redução da Separação Vertical Mínima (RVSM) entre aeronaves na região AFI (África e Indico)
- Participação na elaboração do Programa de Gestão e Controlo do Espaço Aéreo Civil (PGCAC)
- Coordenação do projecto para certificação ICAO TRAINAIR PLUS do Centro Aeronáutico de Instrução (CAI)
Intervenientes
Sra. Neide Teixeira
TAAG
Administradora Executiva para o Capital Humano e Jurídico
Sr. António Pombal
Director Geral ATO
Dr. Alberto Bengue
PCA Porto de Luanda
Sr. José Kuvíngua
PCA do Porto de Cabinda
Painel 3
SEGURANÇA MARÍTIMA E AÉREA - DESAFIOS E SOLUÇÕES
Moderador:
Salustiano Ferreira
Administrador do Porto do Amboim
1º Sub-Tema
AS IMPLICAÇÕES DAS SUCATAS AO LONGO DA ORLA MARÍTIMA NA SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO E DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS
Sr. José Santana
Administrador para Segurança Marítima da AMN
Dados Pessoais:
- Estado Civil: Casado
- Nacionalidade: Angolana
Educacão & Oualificacão Profissional:
- 1969/1977 - Artes Gráficas(Linotype) na Minerva e Sotipo(ex. ABC)
- 1972/1977 - Curso Geral de Mecânica(Instituto Oliveira Salazar)
- 1977/1978 - Pre-Universitário
- 1979/1984 - Formação em Navegação Marítima(Ponte)
Experiência Profissional:
- 1985/2002 - Piloto/Imediato/Comandante abordo de vários navios (em viagens Internacionais & Costeiras):
- Navios de Carga Geral: m/v Secil Mar, m/v Secil Bengo, m/v Secil Teba m/v Secil Congo, m/v Lunda and m/v Vanessa.
- Navios de Contentores: m/v Secil Angola, m/v Secil Brazil, m/v Secil Dande, m/v Secil Cunene.
- Navio de Passageiros: m/v Marshal.
- 2002/2005 - Supercargo abordo dos (Lo-Lo e Ro-Ro) navios da Niledutch África Line(NDAL) e Adjunto das Operações da NDAL em Angola.
- Responsável pela abertura da Linha de BaIdeação(Transshipments) para Cabinda.
- Responsável pela Baldeação(Transshipments) em Angola para (Cabinda/Soyo/Lobito/Namibe/Ponta Negra/Matadi/Boma/Douala) e para os WAFS Portos.
- 2005/2012 - Director de Operações da Niledutch Africa Line-Angola(NDAL)
- 2012/2014 - Director de Operações da SN/SOPORTOS, Lda(Terminal de Contentores e Carga Geral).
- 2014/2018 - Administrador Operacional da WCS - World Contact Solutions.
- 2018/2019 - Assessor Operacional do PCA da Unicargas
- 2019/2023 - Director de Operações do Porto do Lobito
- 2023/2024 - Administrador para a Segurança Marítima e Portuária/Hidrografia, Oceanografia, Cartografia e Batimetria
Participações & Seminários:
- 03/05.06.2009 - em Rotterdão, participação na conferencia dos Agentes que Operam com a Niledutch África Line(NDAL).
- 13/14.07.2010 - em Luanda - HTCA, participação na 1.a Conferência “Port Management”
- 12/13.07.2011 - em Luanda - HTCA, participação na 2.a Conferência “Port
Management” - 24/25.11.2011 - em Luanda - HTCA, participação na conferência sobre “Bases Legais e Contractos de Aluguer de Navios; Control dos Direitos; Obrigações e Riscos Associados ao Negócio”.
- 17/18.07.2014 - em Luanda - Hotel Trópico, participação no “Management
- Semina(PANGEIA-BusinessSchool)”. - 12/19/26.09.2014 - 03.10.2014 - em Luanda - Hotel Trópico, participação no Seminário: Financial Cycle for Managers (PANGEIA - Business School).
- 05/10/2015 - 14/4/2017 - Formação em MBA Internacional em Gestão Marítima, Portuária e Logística (Lobito - Logistur).
- 14/05/2018 - Formação em Liderança.
2º Sub-Tema
OS ÍNDICES DOS ACIDENTES AÉREOS E MARÍTIMOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS EM ANGOLA
Sr. Euclides Sebastião
DG Adjunto do INIPAT
É licenciado em Engenharia de equipamentos eléctricos, sistemas de navegação e pilotagem, Mestre em Ciências de Engenharia pelo Instituto Internacional da Aviação Civil de Kiev em 1995.
Exerceu as seguintes funções:
- Técnico de Electricidade Instrumentos e Oxigênio na Força Aérea Nacional;
- Inspetor de Segurança do Governo em Aeronavegabilidade e Inspector de Segurança da Aviação Civil na ANAC (ex: INAVIC);
- Investigador de Acidentes Aéreos;
- Chefe de Departamento de Segurança Operacional da ANAC;
Actualmente é Director Geral Adjunto do Instituto Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes de Transportes - INIPAT, desde 2022.
3º Sub-Tema
O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA SEGURANÇA OPERACIONAL
Sr. Domingos Cristóvão de Araújo
ENNA
DADOS PESSOAIS
Nome: Domingos Cristóvão De Araújo
Naturalidade: Samba-Cajú / Kwanza-Norte
Data de Nascimento: 10 de Janeiro de 1966
FORMAÇÃO ACADÉMICA E PROFISSIONAL
- De 1981 à 1983 concluiu a 9ª classe, na cidade de N´dalatando.
- 1984 concluiu com êxito o curso de Controlador de Tráfego Aéreo no Centro Aeronáutico de Instrução (CAI), em Luanda.
- De 1985 à 1988 concluiu com êxito os cursos de Técnico de Motores e Fuselagem do Avião Caça MIG-21Bis em Krasnodar/Rússia.
- 2002 concluiu com êxito o curso de Controlo de Aproximação Convencional na ATNS, Joanesburgo.
- De 2003 à 2008 concluiu a Licenciatura em Engenharia Informática na Universidade Lusíadas de Angola (ULA), em Luanda.
- 2003 concluiu com êxito o curso de Controlo de Área Convencional na PANAM, Miami/USA.
- 2009 concluiu com êxito o curso de Controlo de Aproximação Radar na ATNS, Joanesburgo.
- 2009 concluiu com êxito o curso Operacional do Sistema ICS200/60 em Zurique/ Suíça.
- 2010 concluiu com êxito o curso de Controlo de Área Radar na ATNS, Joanesburgo.
- De 10 à 21 de Outubro de 2011 concluiu com êxito o curso de especialista em Gestão de Segurança Operacional e Investigação de Incidentes e Acidentes dos Serviços de Tráfego Aéreo (ATS), na Academia de Aviação de Singapura (SAA), Singapura.
- De 2011 à 2013 concluiu o curso de Pós-Graduação em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo ITEL do Brasil (Santa Rita do Sapucaí – Minas Gerais).
- De 06 de Junho à 31 de Outubro de 2014 concluiu com êxito o curso de Formação de Formadores no Centro Aeronáutico de Instrução, Luanda.
- De 05 de Agosto à 05 de Setembro de 2019 concluiu com êxito o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, no Centro Aeronáutico de Instrução, Luanda.
- Dia 03 de Março de 2022 concluiu com êxito o teste de proficiência de Inglês, obtendo o Nível 4 (Nível Operacional), de acordo com a Proficiência linguística exigida pela ICAO.
- De 11 de Abril à 25 de Abril de 2022 concluiu com êxito o curso de Formação Pedagógica Contínua de Formadores, no Centro Aeronáutico de Instrução, Luanda.
- De 11 de Abril à 25 de Abril de 2022 concluiu com êxito o curso de Formação Pedagógica Contínua de Formadores, no Centro Aeronáutico de Instrução, Luanda.
- De 09 de Setembro à 13 de setembro de 2024 concluiu com êxito o curso básico (inicial) do Sistema de Gestão de Segurança Operacional (SMS), ministrado pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), na sua sede em Singapura.
2ª MESA REDONDA
GOVERNANÇA, COMPLIANCE E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Moderador:
Sr. Lenine Narciso
Director do GEPE Mintrans
Função que exerce actualmente
- Director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Transportes (2020-Presente);
- Vogal do Conselho Fiscal da Empresa Portuária de Cabinda, E.P. (2023-Presente);
- Vogal do Conselho Fiscal da Agência Marítima Nacional “AMN”. (2022-Presente);
- Coordenador para a implementação do Acordo tripartido de Cooperação entre o MINTRANS, Agência Francesa de Desenvolvimento e a CODATU, que visa a melhoria da mobilidade urbana e periurbana (sustentável) do país.
ExperiênciaProfissional
- Vogal do Conselho Fiscal do Instituto Nacional da Aviação Civil “INAVIC”, actual Autoridade Nacional da Aviação Civil “ANAC”. (2020 a 2023);
- Consultor do Ministro dos Transportes (2020);
- Director da Direcção de Tributação Especial da Administração Geral Tributária (AGT), Ministério das Finanças (2017- 2020);
- Auditor Sénior (2015-2017) no Gabinete de Auditoria e Controlo Interno (GACI), Sonangol Pesquisa e Produção (P&P);
- Chefe do Departamento de Activos Fixos (2014-2015), Direcção de Finanças, Sonangol Pesquisa e Produção.
Formação Académica
- Mestre em Gestão e Administração de Empresas (MBA) pela American Intercontinental University, e Licenciado em Economia pela Oxford Brookes University;
- Especialização nos domínios de infraestruturas públicas e desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas (PPP) – Programa organizado pela Africa Infrastructure Fellowship Program “AIFP” na prestigiada Ecole des Ponts ParisTech de França.
- Certificação CP3P (Certificado de Profissional de Parceria Público-Privada) da APMG – 2º nível;
- Especialização em Logística e Transporte, pela People & Skills – Portugal.
Intervenientes
Sr. João Semedo
Administrador para área de Manutenção e Engenharia
TAAG
Sra. Nerica Pitra Grós
Administradora Financeira da SGA
Sr. Anatólio Barreira Helder
Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APANG
Sra. Kátila Vanessa Monteiro da Silva Neto
Administradora Porto do Lobito