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Apresentações

PAINEL 1

OS DESAFIOS NO SUB-SECTOR DA AVIAÇÃO CIVIL NA COLECTA DE DADOS, TRATAMENTO E CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCIPIAIS INDICADORES E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PDN 2023-2027

Moderador: Sr. Lenine Narciso | Director do GEPE MINTRANS

1º Sub-Tema

ANAC – COLETA E IMPACTO DOS INDICADORES NO SUB-SECTOR DA AVIAÇÃO CIVIL – PDN 2023-2027

Sra. Rebeca Manuel
Sra. Rebeca ManuelAdministradora para área de Finanças da ANAC
Prelectora: Sra. Rebeca Manuel | Administradora para área de Finanças da ANAC
Biografia

Rebeca Carlos Manuel é administradora da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), com responsabilidade pela área de Finanças e Regulação Económica.

Conta com mais de 25 anos de experiência no sector da aviação civil, tendo iniciado a sua carreira em 1996. Ao longo do seu percurso profissional, desempenhou funções de elevada responsabilidade.

É mestre em Ciências Económicas e licenciada em Economia e Sociologia do Trabalho, pela Universidade da Aviação Civil de Riga. Possui ainda uma especialização em Transporte Aéreo, Gestão Aeroportuária e Transporte Intermodal, pelo Instituto Superior de Gestão de Lisboa (ISG).

2º Sub-Tema

INIPAT – TRATAMENTO DOS INDICADORES À LUZ DOS PADRÕES INTERNACIONAIS E SUA IMPORTÂNCIA NO SUB-SECTOR DA AVIAÇÃO CIVIL, MARÍTIMO E PORTUÁRIO.

Sr. Victor Domingos
Sr. Victor DomingosChefe de Departamento de Prevenção, Estudos e Tecnologia de Informação do INIPAT
Prelector: Sr. Victor Domingos | Chefe de Departamento de Prevenção, Estudos e Tecnologia de Informação do INIPAT
Biografia

Natural de Luanda, nascido aos 14 de Dezembro de 1963;

É Chefe do Departamento de Prevenção, Estudos e Tecnologia de Iformação (DPETI), do INIPAT.

É Licenciado em Linguística, opção inglês, pelo ISCED do Lubango (Huila) e é Piloto aviador da aviação de Caça (Migs 21 e 23), além de Coronel Reformado da Força Aérea Nacional.

3º Sub-Tema

TAAG – INDICADORES DE DESEMPENHO, RÁCIOS DE QUALIDADE E SEGURANÇA FACE AOS DESAFIOS DA COMPANHIA.

Sra. Gabriela Bastos
Sra. Gabriela BastosAdministradora para área de Finanças da TAAG
Prelectora: Sra. Gabriela Bastos | Administradora para área de Finanças da TAAG
Biografia

Gabriela Bastos ocupa o cargo de Administradora Executiva da TAAG Linhas Aéreas de Angola, liderando o pelouro financeiro.

Possui uma sólida experiência em auditoria e consultoria, no sector financeiro e não financeiro, em ambiente Big Four.

Com um background académico consolidado, nomeadamente a licenciatura em Economia pela Universidade do Porto e Educação Executiva na London Business School, possui certificações IATA em matéria de finanças, contabilidade aeronáutica, práticas de liderança e estratégias de redução de custos.

Com diversas valências técnico-práticas no seu background, Gabriela Bastos tem o conhecimento especializado decorrente da liderança de projectos em diversos contextos e indústrias/sectores, respectivamente, na aviação civil, petróleo & gás, concessões públicas, imobiliário, telecomunicações, fundos de investimento e pensões.

PAINEL 2

COLECTA DE DADOS E SEU TRATAMENTO A NÍVEL DOS REGULADOS NO SUB-SECTOR MARITIMO E PORTUARIO E SUA INFLUÊNCIA NO PDN 2023-2027

Moderador: Sr. Jorge Chinel | Consultor do Gabinete do Secretario de Estado Aviação Civil, Marítimo e Portuário

MESA REDONDA:

Caminhos para uniformização e tratamento dos dados no Sub-Sector Marítimo e Portuário e impacto no PDN 2023-2027

PARTICIPANTES

Sr. José Kuvíngua
Sr. José KuvínguaPCA
Porto de Luanda | Sr. Alberto Bengue | PCA
Biografia

Formação académia e profissional

1988 – 1994   Licenciatura em Económia de Transportes

Universidade Técnica de Construção de Estradas e Transportes de Kharkov  (Ucránia)

2009 – 2010   Mestrado em Negócios Marítimos na Especialidade de “Port Management”

World Marítime University. Malmo (Suécia)

2011 – 2012 Diploama em Logistics Management

Lloyd´s Marítime Academy /North West Kent College, Londres ( Reino Unido )

2020 Dotorando em Business Innovetion

Universidade de Aveiro ( Portugal )

1995 – 1999 Chefe de Departamento de Investimento do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística

GEPE ( MINTRAS )

2000 – 2004 Chefe de Departamento de Fiscalização e Facturação da Direcção Financeira

Empresa Portuária de Luanda-EP

2005 – 2007 Sub-Coordenador para área de Economia e Finanças da Comissão de Gestão do Ex-Terminal da SGE, Lda  ( actual Terminal de Contentores-Sogester, S.A)

Empresa portuária de Luanda

2005 – 2008 Chefe de Departamento Financeiro

Empresa portuária de Luanda

2011 Assessor do Administrador para área Conercial, Segurança e Ambiente

Empresa portuária de Luanda

2011 – 2012 Director Comercial

Empresa portuária de Luanda

2013 – 2015  Administrador para área Comercial, Segurança e Ambiente

Empresa portuária de Luanda

2015   Presidente do Conselho de Administração

Empresa portuária de Luanda

2023  Consultor dos Portos da Lusofonia (APLOP)

Português – Falado e escrito

Inglês – Falado e escrito

Russo – Falado e escrito

Francês – Falado e escrito

Sr. José Kuvíngua
Sr. José KuvínguaPCA
Porto de Cabinda | Sr. José Kuvíngua | PCA
Biografia

É Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária de Cabinda – EP, desde 2020. Foi Presidente do Conselho de Administração da TAAG – ANGOLA AIR LINES, foi Secretário de Estado para os Transportes Terrestres, e Vice-Ministro para os Transportes Ferroviários, além de Vice-Ministro dos Transportes.

Tem um Doutoramento em Relações Económicas Internacionais, pelo Instituto Superior de Economia “Karl Marx” Sófia Bulgária (1990 – 1994) é Licenciado em Economia Política, pela Academia de Ciências Sociais, Sófia-Bulgária (1984 – 1989), fez o Curso Básico de Diplomacia no Instituto de Relações Internacionais, Praga – República Checa, (1981 – 1982); Curso Médio Geral de Polícia (Investigação Criminal), no Instituto Médio do Ministério do Interior, de Zagreb, República da Croácia, (1977 – 1980).

Sra. Katila Neto
Sra. Katila NetoAdministradora para área Comercial e Operacional
Porto do Lobito | Sra. Katila Neto | Administradora para área Comercial e Operacional
Biografia

Kátila Vanessa Monteiro da Silva Neto, é licenciada em Gestão de Empresas. Foi  directora do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística e posteriormente da direcção comercial e marketing do Porto do Lobito. Atualmente ocupa o cargo de Administradora executiva para área Comercial, Marketing, Concessões e Sustentabilidade.

Sr. Francisco Zacarias
Sr. Francisco ZacariasAdministrador para as áreas de Finanças, Desenvolvimento Humano e TI
Porto do Soyo | Sr. Francisco Zacarias | Administrador para as áreas de Finanças, Desenvolvimento Humano e TI
Biografia

É actualmente Administrador Executivo para as Áreas de Finanças, Desenvolvimento Humano e TIC´S da Empresa Portuária do Soyo- EP e 1º Vogal do Conselho Fiscal da Associação dos Portos de Angola - APANG.

É licenciado em Economia e Gestão Financeira pela Universidade Católica de Angola.

É especialista em Fiscalidade, Liderança Corporativa, além da Gestão Orçamental.

Sr. David Bengani
Sr. David BenganiAdministrador para área de Administração e Recursos Humanos
Porto do Namibe | Sr. David Bengani | Administrador para área de Administração e Recursos Humanos
Biografia

É Pós-graduado em Gestão de Empresas, Quadro destacado no Porto do NamibeE.P. há 20 anos. Com passagem em várias áreas da Empresa, flexível a qualquer ambiente de trabalho com senso de responsabilidade e foco no alcance dos objectivos preconizados.

É Mestre em Economia e Finanças Públicas, pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Faculdade de Economia, além da Licenciatura em Contabilidade e Gestão, pela Universidade do Namibe.

Sr. Salustiano Ferreira
Sr. Salustiano FerreiraAdministrador para área Técnica, Infraestruturas e Obras
Porto do Amboim | Sr. Salustiano Ferreira | Administrador para área Técnica, Infraestruturas e Obras
Biografia
2. FORMAÇÃO ACADÉMICA
  • Ensino Superior de Navegação Marítima (Engenheiro Navegante), Especialidade de Piloto no Colégio Superior de Marinha do Mar Cáspio, C. S. M. Kirov. E Mestre em Ciências de  Engenharia pela mesma Instituição (C.S.M. Kirov);
  • Pós-graduação e Especialização do Nível “A” da OHI em Hidrografia e Oceanografia, no IH – Instituto Hidrográfico, em Lisboa-Portugal;
  • Curso Médio de Direito. ALPEGA, Luanda – Angola;
  • Frequência do 4º Ano do Curso de Licenciatura em Direito, CIS, Luanda.


3 - HABILITAÇÕES PROFISSIONAIS (CURSOS)
  • Curso de Gestão Marítima;
  • Curso Avançado sobre Cartas Batimétricas, abordo do Navio Alemão
  • METEOR, na travessia pelo Oceano Indico;
  • Curso Avançado de Técnicas de Dragagem, Casablanca;
  • Curso Avançado sobre Gestão Portuária e Segurança Marítima,
  • Academia Naval de Quidão – República Popular da China;
  • Curso de Gestão de Dados e Informação sobre a Segurança Marítima e a Navegação, Walvisbay – Namíbia; 
  • Curso de Capacitação para Submissão e Defesa do Projecto de Extensão da Plataforma Continental, UNCLOS-ONU, Nova Iorque –
  • USA;
  • Curso de Formulação de uma Estratégia Marítima Nacional, UAN-Luanda;
  • Curso de Capacitação sobre as Leis de Segurança Marítima Internacional -IMO/IMLL;
  • Curso de Línguas: Russa, Inglês, Francês e Chinês.

4- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
  • Chefe de Secção de Administração e Finanças da MGPA – Marinha de Guerra Popular de Angola;
  • Comandante de Bordo da LPM – Lancha Porta Misseis (MGPA);
  • Director do Gabinete do Projecto de  Reabilitação e Reequipamento do Porto de Cabinda;
  • Representante do MINTRANS na CIDDEMA (até a data actual);
  • Coordenador do MINTRANS nas Obras do Projecto Baía de Luanda;
  • Coordenador da Comissão Técnica Para Elaboração dos Estudos Para a Construção de Gare Marítimas de Passageiros em Luanda;
  • Director Geral do IHSMA (2011-2016);
  • Director Geral Adjunto P/ Área Técnica do IMPA (2018-2020);
  • Capitão do Porto de Porto Amboim (2020-2021);
  • Administrador Executivo P/ Segurança e Ambiente da Empresa Portuária do Porto Amboim (desde 2021 até a data).
Sr. João Martins
Sr. João MartinsCoordenador da Comissão de Gestão
Secil Marítima | Sr. João Martins | Coordenador da Comissão de Gestão
Biografia

FORMAÇÃO

1977 / 80 Licenciatura e Mestrado em Política Económica na República da Bulgária

1985/90 MBA em Alta Direcção de Empresas pela Universidade de Navarra de Fevereiro a Julho 2013.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Chefe de Departamento dos Registos Operativos Junto da Direcção Nacional de Investigação Criminal, entre 1980 a 1985.

Professor na Cadeira de Introdução à Actividade  Económica no Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL) 1990/92.

Ainda no mesmo período foi Assessor na Direcção Nacional de Inspecção e Investigação das Actividades Económicas entre 1990 a 1992.

Director Provincial de Investigação Criminal em Cabinda entre 1992 a 1995, estando na reserva com a Patente de Superintente de Investigação Criminal.

Professor na Cadeira de Noções de Práticas Administrativas no Instituto Politécnico de Cabinda 1996/7 e 1997/8.

Delegado Provincial do Ministério da Indústria em Cabinda 1995/2000. Por motivos de fusão ministerial nas províncias desempenhou as funções de Chefe de Departamento da Indústria Transformadora desde 2001.

Foi Coordenador do Projecto “ Pólo Industrial de Fútila” em Cabinda desde 1996. Como coordenador do referido Projecto teve a oportunidade de participar na elaboração do Estudo de Viabilidade Económica e Desenho preliminar em Houston e San Francisco com a empresa americana IDP (International Development Planners) sediada em Okland. Em Outubro de 1999 em Washington a convite da Câmara de Comercio Angola / EUA fez a apresentação do Projecto.

Foi Coordenador da Equipa de Acompanhamento do Estudo de Viabilidade do novo Porto de Longo Curso de Cabinda.Foi Professor Assistente na Faculdade de Economia da Universidade 11 de Novembro em Cabinda de 2001 a 2010.

Desde 10 de Maio de 2010 é nomeado para Administrador Executivo Área Administrativa Financeira e Patrimonial da Empresa Portuária de Cabinda onde permaneceu até Julho de 2013.

Desde 2010 a 2013 e enquanto Administrador, frequentou vários cursos, como sendo: Mini MBA em Corporate Finance, Controlo de Gestão Up-To Date 2010 e Comercio Internacional, Strategic Practice, Approach and Planning, Gestão estratégica de Recursos Humanos, Ética e Desenvolvimento Sustentado, Gestão Portuária e Mestrado em Alta Direcção de Empresas pela Universidade de Navarra. De 2013 até Setembro de 2015 trabalhou como Membro representante do Gabinete Técnico de Implementação do Pólo Industrial de Fútila em Cabinda.

Em Setembro de 2015 é nomeado para exercer o cargo de Administrador Executivo Área Administrativa Financeira e Patrimonial da Empresa Secil Marítima SA até 2021. Em Julho do mesmo ano foi nomeado Coordenador da Comissão de Gestão da mesma empresa até a presente data.

 

COMPETÊNCIAS

Excelente capacidade de comunicação com as equipas de trabalho fruto dos vastos anos como Administrador Executivo. Boa capacidade de liderança e coordenação deequipas experiência adquirida ao longo dos anos de trabalho como responsável senior. Boa capacidade de tutoria e mentor, experiência adquirida enquanto professor universitário, durante 10 anos, na UON - Universidade Onze de Novembro, Boas capacidades em termos de procedimentos administrativos. Boa capacidade de coordenação de equipas nas áreas de contabilidade e finanças, adquirida ao longo dos anos de trabalho enquanto Administrador Executivo para Administração e Finanças.

PAINEL 3

IMPACTO DOS PRINCIPAIS INDICADORES DO SUB-SECTOR MARITIMO E PORTUÁRIO NO PROGRAMA DE EXPANSÃO E MODERNIZAÇÃO DOS TRANSPORTES E LOGISTÍCA – PDN 2023-2027

Moderadora: Sra. Suzana Kudidissa | Chefe de Departamento da DNEC MINTRANS

1º Sub-Tema

AMN | EXPERIÊNCIA DA COLECTA DE DADOS E IMPACTO DOS INDICADORES NAS METAS DO PDN 2023-2027

Sr. Lutonádio Masala
Sr. Lutonádio MasalaAdministrador para área de Administração e Finanças
Prelector: Sr. Lutonádio Masala | Administrador para área de Administração e Finanças

2º Sub-Tema

ARCCLA | TRATAMENTO DE DADOS E IMPORTÂNCIA NOS INDICADORES FACE ÀS METAS DO PDN 2023-2027

Sr. Mateus Simão
Sr. Mateus SimãoAdministrador para área Técnica e Operações
Prelector: Sr. Mateus Simão | Administrador para área Técnica e Operações

3º Sub-Tema

PORTO DE LUANDA | INDICADORES E RÁCIOS DE DESEMPENHO FACE AOS DESAFIOS DA MODERNIZAÇÃO NO RAMO PORTUÁRIO

Sr. Mateus Simão
Sr. Mateus SimãoAdministrador para área Técnica e Operações
Prelector: Sr. Omar Matos | Director do Gabinete de Controlo de Gestão
Biografia

Formado em Gestão e Contabilidade.

Especialista em Gestão Portuária.

Director do Gabinete de Estudo, Planeamento e Controlo de Gestão do Porto de Luanda.

Coordenador e Coordenador Adjunto da Comissão de Gestão do Terminal Multiuso (2019 – 2020) – Porto de Luanda.

Director de Contabilidade e Património 2020 - 2024/ Director Financeiro 2015-2018.

Assessor do Conselho de Administração – Porto de Luanda.

Membro da equipa de negociação e dos contratos de Concessões.

PAINEL 4

INDICADORES DO SUB-SECTOR DA AVIAÇÃO CIVIL NO PROGRAMA DE EXPANSÃO E MODERNIZAÇÃO DOS TRANSPORTES E LOGISTÍCA – PDN 2023-2027

Moderador: Sr. Lutumba João | Chefe do Departamento de Tecnologia e Informação da ANAC

MESA REDONDA:

Caminhos para uniformização e tratamento dos dados dos regulados no Sub-Sector da Aviação Civil e seu impacto no programa de modernização e expansão dos transportes e logistíca –PDN 2023-2027

PARTICIPANTES

Sr. Clóvis Lara
Sr. Clóvis LaraPresidente do Conselho de Administração da TAAG, S.A.
TAAG | Sr. Clóvis Lara | PCA
Biografia

Qualificações: Licenciatura em Direito - Universidade Autónoma de Lisboa, realizou formações na Universidade Nova de Lisboa - Nova Scholl of Business & Economics, em Corporate Governance e Liderança de Boards, Instituto Superior de Economia e Gestão, em Auditoria Risco e Cibersegurança, Instituto de Formação Bancária, nos Cursos de Gestão na Banca, Contabilidade, Produtos Bancários e Financeiros, Risco de Crédito e de Recuperação de Crédito.

 

Roteiro, Histórico, Experiência Profissional:No ano 2000,iniciou a sua carreiralaboral em Portugal, na Empresa Vodafone, com a função de Gestor de Contencioso,onde permaneceu até ao ano de 2004. De 2005 a 2008 exerceu a função de Assistentede Direcçãona empresa Automóvel Club de Portugal. No ano de 2008 a 2009 foi Gestorde Contencioso na Associação Mutualista Montepio Geral, bem como a função deGestor de Operações das Redes Particulares e Empresas,no Banco Santander Totta.

De 2010 a 2011, desempenhou a função de Assistente Jurídico no Banco Millennium Angola. De 2011 a 2017 exerceu as funções de Subdiretor de Risco e Director Coordenador no Banco Espírito Santo Angola e Económico Fundos de Investimento - Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Colectivo, S.A. No ano de 2017 ingressou no Banco de Poupança e Crédito, com a função de Director Executivo onde permaneceu até ao ano de 2019, altura em que retornou ao Banco Económico, para desempenhar a função de Director Coordenador da Administração. Em 2021 foi designado Secretário da Mesa da Assembleia da TAAG, S.A., e posteriormente Vogal da Comissão de Remunerações em representação do órgão de Tutela, o Ministério dos Transportes da República de Angola, onde funcionou como Consultor do Gabinete do Ministro dos Transportes. Posteriormente, exerceu a função de Administrador Não Executivo do Banco Keve, S.A., e actualmente, exerce a função de Presidente do Conselho de Administração da TAAG, S.A.

Sr. António Pombal
Sr. António PombalPCA
ATO | Sr. António Pombal | PCA
Biografia

Experiência Trabalho:

Presidente do Conselho de Administração, 2025

ATO & OC, SA – Airport Temporary Operator & Operational Consulting SA/ Luanda, Angola

 

Director Geral, 2023 – 2025

ATO – Airport Temporary Operator / Luanda, Angola

 

Coordenador 2023 – Presente

GTM – Grupo Técnico Multissectorial para transferência das operações do Aeroporto 4 de Fev. para AIAAN

Administrador Não Executivo, 2019 - presente ENNA-EP | Luanda, Angola

Conselho de Administração

 

Director Nacional, 2018 - 2023

Ministério da Economia e Planeamento | Luanda, Angola

  • Integração, Cooperação e Negócios Internacionais
  • Negociação de Acordos de Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos
  • Negociações de Acordos Bilaterais e Multilaterais

Membro, 2017 - 2019 ENSA-SA | Luanda, Angola

Conselho Fiscal

 

Director Nacional, 2011 - 2017

Ministério da Economia e Planeamento | Luanda, Angola

  • Intercâmbio Internacional
  • Negociação de Acordos de Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos
  • Negociações de Acordos Bilaterais e Multilaterais

 

Director Geral, 2007 - 2008

Instituto Nacional da Aviação Civil – INAVIC | Luanda, Angola

Aviação Civil

 

Administrador Financeiro, 2001 – 2005

TAAG - Linhas Aéreas de Angola, E.P. | Luanda, Angola

Conselho de Administração

 

Membro da Comissão de Gestão, 2001

TAAG - Linhas Aéreas de Angola, E.P. | Luanda, Angola

Comissão de GestãoAdministrador Financeiro, 1997-2001

TAAG - Linhas Aéreas de Angola, E.P. | Luanda, Angola

Conselho de Administração

 

Director, 1996

TAAG - Linhas Aéreas de Angola, E.P. | Luanda, Angola

Planificação e Finanças

 

Chefe de Departamento, 1992

Direcção Nacional da Aviação Civil - Ministério dos Transportes e Comunicações | Luanda, Angola Estudos e Desenvolvimento

Sr. Celso Gaspar
Sr. Celso GasparAdministrador para área de Contabilidade, Finanças, Administração e Procurement.
ENNA | Sr. Celso Gaspar | Administrador para área de Contabilidade, Finanças, Administração e Procurement.
Biografia

É licenciado em Gestão pela faculdade de economia da Universidade Agostinho Neto, é Controlador de Tráfego Aéreo, foi Director de Gestão de Tráfego Aéreo e actualmente Administrador Executivo para área de Finanças, Contabilidade, Administração e Procurement da ENNA EP.

Sr. Edson Octávio
Sr. Edson OctávioDirector do GEPE
SGA | Sr. Edson Octávio | Director do GEPE
Biografia

Edson Octávio é actualmente Director de Planeamento e Controlo à Gestão da SGA-S.A., onde lidera os processos de planeamento estratégico, controlo orçamental e gestão de desempenho da empresa. Possui uma sólida experiência nas áreas de finanças, planeamento e estatística, tendo desempenhado funções como Director Financeiro na Enbusiness Angola e Responsável Financeiro na Façonnable Angola.

Formado em Administração de Empresas pela Polytechnic of Namibia, tendo ainda complementado a sua formação com especializações em Project Management pela Itaérea Aeronautical School, Fusões e Aquisições (M&A) pela Deloitte, Aplicação das IAS/IFRS pela High Skills, Planeamento e Gestão Orçamental pela Vantagem+, e Controlo de Gestão pela Academia BAI.

Frequentou ainda formações em Liderança e Trabalho em Equipa (Team Work), Elaboração de Planos de Marketing de Aeroportos (Logistel), Desenvolvimento e Planeamento Estratégico Comercial (AJC), FORMAER – formação técnica aeronáutica (Centro Aeronáutico de Instrução), Gestão Integrada e Sustentável de Água, Saneamento e Segurança Alimentar (SSWM & PNUD), Business Simulation Training no Institute of Management, Learning and Training.

Tem particular interesse por temas ligados à gestão pública, sustentabilidade e modernização institucional, tendo contribuído em diversas conferências e workshops nas áreas de gestão e comunicação organizacional.

ORGANIZAÇÃO

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PATROCINADORES

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