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Apresentações

PAINEL 1

DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DOS TRANSPORTES FERROVIÁRIOS EM ANGOLA

Moderadora: Dra. Luzia Cravid | Administradora Executiva do CFL

TEMA 1

Plano de Expansão da Rede Ferroviária Nacional

Dr. Lenine Narciso
Dr. Lenine NarcisoDirector do GEPE do MINTRANS
Dr. Lenine Narciso 
Director do GEPE do MINTRANS
Biografia

Função que exerce actualmente

  • Director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Transportes (2020-Presente);
  • Vogal do Conselho Fiscal da Empresa Portuária de Cabinda, P. (2023-Presente);
  • Vogal do Conselho Fiscal da Agência Marítima Nacional “AMN”. (2022-Presente);
  • Coordenador para a implementação do Acordo tripartido de Cooperação entre o MINTRANS, Agência Francesa de Desenvolvimento e a CODATU, que visa a melhoria da mobilidade urbana e periurbana (sustentável) do país;

Experiência Profissional

  • Vogal do Conselho Fiscal do Instituto Nacional da Aviação Civil “INAVIC”, actual Autoridade Nacional da Aviação Civil “ANAC”. (2020 a 2023);
  • Consultor do Ministro dos Transportes (2020);
  • Director da Direcção de Tributação Especial da Administração Geral Tributária (AGT), Ministério das Finanças (2017- 2020);
  • Auditor Sénior (2015-2017) no Gabinete de Auditoria e Controlo Interno (GACI), Sonangol Pesquisa e Produção (P&P);
  • Chefe do Departamento de Activos Fixos (2014-2015), Direcção de Finanças, Sonangol Pesquisa e Produção.

Formação Académica

  • Mestre em Gestão e Administração de Empresas (MBA) pela American Intercontinental University, e Licenciado em Economia pela Oxford Brookes University;
  • Especialização nos domínios de infraestruturas públicas e desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas (PPP) – Programa organizado pela Africa Infrastructure Fellowship Program “AIFP” na prestigiada Ecole des Ponts ParisTech de França.
  • Certificação CP³P (Certificado de Profissional de Parceria Público-Privada) da APMG – 2º nível;
  • Especialização em Logística e Transporte, pela People & Skills – Portugal;
Eng.º Nuno Ricardo
Eng.º Nuno RicardoAdministrador Executivo do CFB
Eng.º Nuno Ricardo
Administrador Executivo do CFB
Biografia

FORMAÇÃO ACADÉMICA E PROFICIONAL

  • Engenheiro Civil, Licença nº 6573;
  • Pós-Graduação em Engª Ferroviária;
  • Especializado em Manutenção de Via Férrea e em Locomotivas (GE-C30-aci e CKD8F).

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Conduril-Engenharia, SA

  • Encarregado de Obras 2010 - 2012

Caminho de Ferro de Benguela-EP

  • Administrador Técnico 2024 – Actual;
  • Director de Infraestrutura 2019-2024
  • Chefe de departamento de Vias 2018

COMPETÊNCIAS PESSOAIS

  • Entrega, proatividade, criatividade, adaptação e pontualidade.
COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS
  • Português Avançado C2;
  • Francês Intermediário B2;
  • Inglês Intermediário B2.

HOBBY

  • Ler;
  • Ouvir Música;
  • Praticar desporto.

TEMA 2

Modernização das Infraestruturas Ferroviárias

Eng.º Eugénio Fernandes
Eng.º Eugénio FernandesDirector da DNEC do MINTRANS
Eng.º Eugénio Fernandes
Director da DNEC do MINTRANS
Biografia

Eugénio Mauro de Lima Fernandes

Função que exerce actualmente

Director da Direcção Nacional para a Económica e Concessões do MINTRANS (DNEC)

Experiência Profissional

Início da carreira profissional no sector de petróleo e gás na área de downstream, passando depois para a consultoria em projectos de engenharia, nomeadamente, infra-estruturas rodoviárias, energia e transportes.

Sendo que no sector dos transportes foi director-adjunto para a área administrativa e financeira do Instituto Nacional de Caminhos-de-ferro de Angola (INCFA) e Coordenador do Plano Director Nacional do Sector dos Transportes e Infraestruturas Rodoviárias (PDNSTIR) e Director GEPE MINTRANS.

Formação Académica

Formado em engenharia electrotécnica e de computadores pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa;

Infra-estruturas, gestão de projectos e Project Finance.

Brunner Takahira
Brunner TakahiraGestor de Sistemas Ferroviários, Sinalização e Telecomunicações da LAR
Brunner Takahira
Gestor de Sistemas Ferroviários, Sinalização e Telecomunicações da LAR
Biografia

Qualificação

  • Experiência em Liderança e Gestão de Equipes.
  • Experiência Internacional em Implantação de Projetos e Gestão de Contratos.
  • Participação em implantação de projetos de Sinalização Ferroviária
  • Experiência de Campo na área Ferroviária.
  • Experiência em Desenvolvimento de Intertravamento e Comissionamento.
  • Desenvolvimento de engenharia detalhada de sistemas de sinalização e automação.
  • Experiência no desenvolvimento de material de treinamento e na realização de cursos.
  • Experiência com Estratégias de Manutenção, Confiabilidade e Planejamento.


Experiência Profissional

Lobito Atlantic Railway – LAR (Angola)

Abril de 2024 – Atual

Cargo – Diretor de Sinalização e Telecomunicações

O chefe do Departamento de Sistemas, Sinalização e Telecomunicações é responsável por supervisionar o trabalho de uma equipe de técnicos regionais e locais responsáveis pelas ferramentas de comunicação para o método de cantonamento em papel para controle de trens e desenvolver soluções para esse ambiente de trabalho. Responsável por liderar uma evolução para o sistema eletrônico de controle de trens a bordo, sistema computadorizado de gerenciamento de operações ferroviárias e equipamentos de via. Foco inicial na instalação e manutenção posterior do novo sistema e equipamentos, com mão de obra terceirizada e primária. Toda a engenharia, manutenção, implementação de projetos e planejamento para os sistemas ferroviários, sinalização e telecomunicações estão sob a responsabilidade do departamento.

 

Vale S.A.

Setembro de 2019 – Março de 2024

Cargo – Engenheiro Sênior/Engenheiro Master

Repatriado para a Gerência de Engenharia Ferroviária do Corredor Sudeste trabalhando com a melhoria e implantação de projetos de sinalização para aumento de capacidade e segurança operacional, além de elaboração de documentos técnicos para as áreas de interface e própria manutenção de eletroeletrônica, análise de falhas para a manutenção e intervenções em ocorrências ferroviárias. Responsável pela estruturação e implantação dos processos de PNR-00003, PNR-00004 e PNR-00005 dentro da 2ª Camada da 1ª Linha de Defesa, adequando ou criando as rotinas para atendimento as PNRs, participação no processo de Gestão de Risco como parte técnica e validação do Selo de GRN nos projetos de Eletroeletrônica dentro da carteira da Engenharia.

 

Maio de 2018 – Junho de 2018 / Julho de 2018 – Agosto de 2019

Cargo – Supervisor de Conf., PCM e CCM / Gerente Interino de Manutenção de Eletroeletrônica

Expatriado para trabalhar em Moçambique na empresa CLN – Corredor Logístico Integrado de Nacala, coligada do Grupo Vale. Inicialmente responsável pela supervisão de Confiabilidade, PCM (Planejamento e Controle da Manutenção) e CCM (Centro de Controle de Manutenção) da Manutenção de Eletroeletrônica com foco na estruturação da supervisão, definindo e implantando os processos de manutenção, gerando os entregáveis para apoiar as equipes de campo em suas programações preventivas e corretivas. Implantar o VPS, desenvolver os indicadores de confiabilidade da área (MTBF, MTTR e THP), os modelos de acompanhamento e as matrizes de atuação e ações para mitigar as falhas nos sistemas. Após a saída do Gerente, foi me atribuído a Gestão da Gerência tendo como responsabilidade a gestão orçamentária, de pessoas e de processos da manutenção de Eletroeletrônica das quatro empresas do Corredor de Carvão. Respondendo as questões do Project Finance sobre a manutenção garantindo os indicadores de processos e de custos para que se cumpra a capacidade de operação e a confiabilidade dos ativos.

 

Abril 2016 – Abril 2018

Cargo – Engenheiro Sênior

Atuação na Gerência de Manutenção de Eletroeletrônica da EFVM (Estrada de Ferro Vitória-Minas) e posterior Gerência de Engenharia do Corredor da EFVM, após reestruturação, trabalhando com a melhoria e implantação de projetos de sinalização para aumento de capacidade e segurança operacional. Participando de todo o processo da cadeia do Projeto, desde a concepção básica e defesa orçamentária, da especificação técnica, avaliação de fornecedores, desenvolvimento da engenharia detalhada, procedimentos de campo e testes, acompanhamento e fiscalização da execução dos contratos de implantação, testes de Campo e comissionamento do Sistema. Além de elaboração de documentos técnicos para as áreas de interface e própria manutenção de eletroeletrônica, análise de falhas para a manutenção e intervenções em ocorrências ferroviárias.

 

Julho de 2014 – Março 2016

Cargo – Engenheiro Sênior

Fiscalização na gestão dos contratos de sinalização para o Projeto Ramal BH. Responsável por verificar, analisar e aprovar as documentações de engenharia de sinalização do projeto. Acompanhar e supervisionar a implantação da obra em campo para que esteja de acordo com a documentação e atenda aos requisitos do projeto. Além do acompanhamento dos testes dos equipamentos de Sinalização GE e Comissionamento e entrega do Sistema. Realização do planejamento das atividades juntamente com a contratada e desenvolvimento de planos de migração e comissionamento para menor impacto na operação. Consultoria a equipe de Implantação do Sistema de Sinalização do Projeto Corredor Logístico Nacala, com visita a Moçambique, buscando auxiliar e apoiar na implantação e solução de técnicas.

 

Julho de 2013 – Julho de 2014

Cargo – Engenheiro Pleno

Trabalho realizado na Gerência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual com Inteligência Tecnológica. Buscando por novas tecnologias para toda a cadeia de mineração da empresa, novos projetos e em desenvolvimento pelos competidores, busca das tendências tecnológicas para toda a cadeia produtiva e logística de todos os produtos do portfólio da empresa.

 

Setembro de 2011 – Julho de 2013

Cargo – Engenheiro de Projetos (Argentina)

Expatriado para trabalhar na Argentina, na construção e instalação do PRC – Projeto Rio Colorado – para a exploração de potássio. Responsável pela implantação e acompanhamento de obra das disciplinas de automação e instrumentação de toda a mina e planta de beneficiamento, assistência e trabalho junto à engenharia para as definições dos critérios e padrões a serem especificados para a compra dos sistemas de automação.

 

SMZ Automação e Controle

Janeiro de 2009 – Setembro de 2011

Cargo – Engenheiro

Acompanhamento e Supervisão dos testes e implantação dos projetos em campo de sinalização de via, engenharia de campo para ferrovias, testes do equipamento, intertravamento, comissionamento e projetos. Liderança de equipes para teste de equipamentos relacionados à Estrada de Ferro Vitória-Minas da Companhia Vale do Rio Doce, elaboração e o ministro de treinamentos sobre novos equipamentos GE implantado na Estrada de Ferro Carajás. Responsável pela supervisão e desenvolvimento de Projetos de Engenharia e procedimento de testes para a área de sinalização na Estradas de Ferro Carajás e no Porto Ferroviário Ponta da Madeira e para o projeto de Renovação de Costa Lacerda ao Pátio de Brucutu.

 

Formação Acadêmica

 

IME – Instituto Militar de Engenharia

            2021/2022 – Especialização em Transporte Ferroviário de Carga.

 

USP – Universidade de São Paulo

            2011/2013 – MBA Automação Industrial.

 

Fundação Dom Cabral – MG

            2012 – Curso de Aperfeiçoamento de Gestão de Projetos -Vale

 

Unesp – Universidade Estadual Paulista

2004/2008 – Graduação em Engenharia de Controle e Automação

 

ETEVAV – Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti

1999-2001 – Técnico em Processamento de Dados.

 

Conhecimentos de Informática

 

  • Windows, Linux, Pacote Office, Open Office, Internet.
  • Visual Basic 5, Visual Basic 6, C e C++, Assembler.
  • Logic Station (ACE, ALS) da GE - para desenvolvimento de software de Intertravamento do ElectroLogIXS

 

Idiomas

 

Português

  • Lingua mãe

Inglês

  • Fluente

Espanhol

  • Avançado

 

PAINEL 2

ANGOLA E OS DESAFIOS DA SEGURANÇA
NOS TRANSPORTES TERRESTRES

Moderador: Dr. Juscelino Oliveira | Administrador Executivo da ANTT

TEMA 1

Segurança Ferroviária

 Dr. Widson Lemos
Dr. Widson LemosChefe de Departamento de Produção Legislativa e Regulamentação
Dr. Widson Lemos
Chefe de Departamento de Produção Legislativa e Regulamentação
Biografia
  • Widson Lourenço Zambi Lemos é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, com sólida formação complementar em áreas estratégicas como transporte e logística, legística e procedimento admnistrativo, contratação pública e gestão de liderança. Actua há mais de sete anos no subsector dos transportes terrestres, destacando-se por seu papel técnico- regulador e pela liderança na formulação de políticas públicas voltadas à modernização e segurança do sistema terrestres angolano.
  • Desde 2018, que integra a equipe da então Ex-INTR, atual Agência Nacional dos Transportes Terrestres, onde desenvolveu e coordenou iniciativas ligadas à certificação de operadores e regulamentação de veículos. Seu envolvimento direto na implementação do regulamento para o transporte de mercadorias perigosas e na emissão de certificados especializados demonstra sua atenção à segurança operacional e compliance regulatório.
  • Além disso, contribuiu para a criação e revisão de múltiplos instrumentos legais que hoje compõem o arcabouço regulatório do transporte terrestres em Angola. Seu trabalho no projecto SIMPLIFICA 1.0 e 2.0 e na Estratégia Nacional para a Electromobilidade evidência uma actuação voltada para a inovação, digitalização e simplificação dos processos administrativos.
  • Como Chefe do Departamento de Produção Legislativa e Regulamentação, cargo que ocupa desde maio de 2023, actua na articulação institucional e produção normativa, promovendo avanços na governança regulatória e integração regional, especialmente no âmbito do programa TTTFP da SADC, COMESA e EAC.
  • Espírito analítico, pragmático e comprometido com a transformação pública torna-o uma referência no desenvolvimento de políticas de mobilidade sustentável, interoperabilidade normativa e modernização dos transportes
Eng.º Nuno Barrento
Eng.º Nuno Barrento(LOGISTEL)
Eng.º Nuno Barrento
(LOGISTEL)
Biografia

Desenvolveu a sua carreira de vários anos na vertente ferroviária em Portugal, nomeadamente na CP – Caminhos de Ferro Portugueses, na REFER – Rede Ferroviária Nacional, e na IP – Infraestruturas de Portugal, em diversas áreas operacionais, conferindo-lhe uma visão sistémica privilegiada sobre as operações ferroviárias.

Com a sua passagem por estas empresas, adquiriu experiência em condução de veículos ferroviários de serviço e em gestão da circulação, na óptica do gestor da infraestrutura.

Tem lidado com a implementação, acompanhamento técnico e monitorização de um vastíssimo conjunto de temas de apoio e suporte às actividades dos operadores e gestores da infraestrutura ferroviária: realização de estudos e projectos de engenharia; acompanhamento de projectos de inovação e desenvolvimento; monitorização diária da exploração ferroviária; prestação de socorro ferroviário; planos de segurança e de contingência; identificação de situações de risco na exploração da infraestrutura e no âmbito de alterações ao sistema ferroviário; investigação de acidentes e incidentes ferroviários e articulação com o órgão de investigação e/ou com o regulador; ensaios de verificação da conformidade do material circulante, de sistemas e de equipamentos; acompanhamento de processos de autorização de colocação em serviço de infraestruturas ferroviárias, de processos de autorização especial de circulação de veículos ferroviários e de processos de ensaio de compatibilidade do material circulante com as instalações fixas; realização de inspecções técnicas de segurança ferroviária; aspectos relativos a funções relevantes para a segurança ferroviária, nomeadamente maquinistas; indicadores relativos a segurança ferroviária; aplicação de metodologias de avaliação e de gestão dos riscos; caracterização de passagens de nível e definição de soluções de segurança; e ainda produção de pareceres conducentes à melhoria das matérias atrás referidas.

Colaborou em diversos projectos internacionais com enfoque nas áreas de Sinalização Ferroviária e de Estudos de Capacidade e Gestão de Tráfego.

Pertence à ordem profissional de âmbito internacional IRSE, Institution of Railway Signal Engineers, detendo a categoria de Fellow.

Tem formação superior em diversas áreas de engenharia, incluindo ferroviária, e em gestão.

Presta docência de áreas tecnológicas em universidades portuguesas: ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, na área de Segurança Ferroviária do curso de “Especialização em Engenharia Ferroviária”; ISTEC – Instituto Superior de Tecnologias Avançadas, nas áreas de Sistemas Digitais e de Sistemas de Comunicação Digital do curso de “Robótica e Inteligência Artificial”.

Eng.º Diogo Salvador
Eng.º Diogo SalvadorGestor de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST) da LAR
Eng.º Diogo Salvador
Gestor de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST) da LAR
Biografia

Gestor de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - Lobito Atlantic Railway

Com mais de 15 anos de experiência em ambiente industrial, construção civil, actuando em empresas de referência em Angola como Lobito Atlantic Railway, Webcor Group, BIOCOM, Refriango, ADA e Zagope.

Ao longo da sua carreira, destacou-se na implementação de sistemas de gestão integrados (ISO 45001, ISO 9001), elaboração de procedimentos operacionais, gestão de risco, investigação de acidentes, coordenação de brigadas de emergência, formação técnica em SST e consultoria de conformidade legal de acordo aos decretos de SHST angolanos.

Possui forte capacidade de liderança, orientação para resultados e melhoria contínua, e experiência consolidada em formação de equipas de segurança e condução de auditorias internas e externas.

Formação Académica

Licenciatura em Engenharia Ambiental

Pós-graduações em Gestão da Segurança Alimentar, Qualidade, Meio Ambiente e Formação

TEMA 2

Desafios na Elaboração de Projectos de Construção
das Infraestruturas de Transportes para a melhoria
da Segurança Rodoviária

Arqtº. Hélder José
Arqtº. Hélder JoséAssessor do MAT
Arqtº. Hélder José
Assessor do MAT
Biografia

Hélder da Conceição José, nascido à 14 de Setembro de 1965, acadêmico, licenciado em arquitectura em 1991 pela Universidade Agostinho Neto, é doutorado em Tecnologia de Arquitectura pela Universidade de Roma “La Sapienza” em 1999. Entre os anos de 1987 a 2002 foi docente no Departamento de Arquitectura, tendo iniciado como assistente estagiário atingindo a categoria de professor auxiliar.

No âmbito dos programas de cooperação entre a República da Itália e Angola participou em projectos de pesquisas integradas ligadas ao estudo de modelos de arquitectura para creches comunitárias em Angola, para além de levantamentos sobre a dinâmica geral dos equipamentos escolares e de saúde no território de Luanda.

Entre 2008 a Fevereiro de 2016 foi Director Geral do Instituto de Planeamento e Gestão Urbana de Luanda (IPGUL), órgão técnico para o Ordenamento do Território do Governo da Província de Luanda, período em que coordenou a elaboração dos Termos de Referência, em 2009, até à aprovação em 2015 do Plano Director Geral de Luanda (PDGL). Na literatura lançou em 2001 o livro intitulado «Passageiros de todos os candongueiros, uni-vos» que o reeditou em Maio de 2016.

Recentemente desenvolveu uma pesquisa que integra a aplicação de Elementos de Desenho dos Povos de Angola no Planeamento e Arquitectura, o caso de estudo a Arte Sona, no âmbito das Políticas Públicas em estudo pela Ordem dos Arquitectos do qual é membro.

Atualmente é consultor do Ministro da Administração do Território (MAT).

TEMA 3

Melhoria da qualidade do veículo e do comportamento humano para prevenção dos acidentes

Dr. João de Sousa
Dr. João de SousaSuperintendente da Polícia (DTSER)
Dr. João de Sousa
Superintendente da Polícia (DTSER)
Biografia

João de Sousa é natural de Ndalatando, Província do Cuanza-Norte.

Actualmente é o Chefe do Departamento de Transgressões, Acidentes e Peritagem da DTSER/PNA

É Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pelo Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras.

Já exerceu as funções de Assessor do Coordenador do Secretariado do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito, além da passagem por tres departamentos da policia na provincia do Cuanza Norte, como Chefe de Departamento de Imprensa do GEIA do CPPN/C.NORTE; Chefe de Departamento de Organização e Controlo do GEIA do CPPN/C.NORTE; Chefe de Departamento de Prevenção Rodoviária da Direcção Provincial de Viação e Trânsito do CPPN/C.Norte

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

· Seminário sobre Estudo e Planeamento e Análise de Informação;

· Curso de Prevenção Rodoviária;

· Curso de Técnicas de Elaboração de Documentos Oficiais.

Eng.º Euclides do Rosário
Eng.º Euclides do RosárioDirector de Tecnologias de Informação da ANDA
Eng.º Euclides do Rosário
Director de Tecnologias de Informação da ANDA
Biografia

Euclides do Rosário é um profissional angolano com sólida experiência em desenvolvimento de software e gestão de tecnologia. Atualmente atua como Head de Tecnologia da Informação na Anda, onde lidera iniciativas de alinhamento estratégico entre tecnologia e negócio, com foco em inovação, segurança da informação e eficiência operacional.

 

Com uma trajetória que inclui mais de 4 anos de experiência no Brasil, nos sectores diversos, dentro dos seus mais de 9 anos de carreira, desempenhou funções técnicas e de liderança em projetos de transformação digital, desenvolvimento de plataformas e produtos digitais para grandes volumes de utentes.

Antes disso, consolidou sua carreira em Angola atuando no setor privado com foco em soluções tecnológicas locais. Com perfil multidisciplinar e espírito colaborativo, contribui ativamente para o desenvolvimento de equipas, a melhoria contínua de processos e a adoção de boas práticas em engenharia de software.

PAINEL 3

PROGRAMA DE EXPANSÃO E MODERNIZAÇÃO DOS TRANSPORTES

Moderador: Dr. Émerson Paim | CEO da Kubinga

TEMA 1

Sustentabilidade dos Transportes Públicos de Passageiros

Arqt.º Juvenal Abrão
Arqt.º Juvenal AbrãoDirector de Estudos e Projectos da ANTT
Arqt.º Juvenal Abrão
Director de Estudos e Projectos da ANTT
Biografia

Juvenal Pitágoras Luzito Abrão

Director de Estudos e Projetos

Arquitetura e Urbanismo 

  1. Chefe de departamento de estatística da ANTT de 2023-24;
  2. Director Técnico adjunto do - Polo Industrial de Produção de Aerogeradores - 2019-21;
  3. Director de Produção da Prisma Projetos 2018-19;
  4. Coordenador de Projetos - Gismat Lda 2015-18;
  5. Arquitecto Junior - Nelder Arquitectos;

Outras Experiências profissionais incluem a participação nos projetos do Arquivo Histórico e o Centro de Recontagem do BNA, igualmente o Porto Seco de Dar es salaam.

Eng.º Nelson Jorge
Eng.º Nelson JorgePCA da TCUL
Eng.º Nelson Jorge
PCA da TCUL
Biografia

DADOS PESSOAIS

Nome: Nelson Pereira Jorge

Idade: 48 Anos

Estado Civil: Casado

 

DADOS ACADÊMICOS

Graduação: Engenharia Mecatrónica pela Universidade Metodista

MBA: Em Gestão e Liderança – pela GLOMACS DUBAI 2017 e Planeamento e Controlo de Manutenções – pela RIPPLE Training em 2018

 

DADOS PROFISSIONAIS

Professor da Cadeira de Desenho de Construções Mecânica – MAKARENKO (2000-2006)

Chefe de Equipa de HSE e Manutenção Onshore – pela British Petroleum (2006-2011);

Chefe de Equipa de Programação e Controlo de Manutenção – pela British Petroleum (2011-2017);

Assessor da Secretária do BP para  Administração e Finanças do MPLA (2021/23);

Director para a Monitorização e Apoio a Gestão – da TCUL (2020/21)

Administrador Não Executivo – da TCUL (2021/23);

Presidente do Conselho de Administração – da TCUL ( desde Out/2023)

Edgar Hungulo
Edgar HunguloPCA da Rosalina Express
Edgar Hungulo
PCA da Rosalina Express
Biografia

EXPERIÊNCIA

2002-Presente Rosalina Express, Transport Solutions Lobito

Administrador Executivo

  • Incremento de (5) cinco Funciorarios em 2002 para (301) trezentos e um em 2013.
  • Incremento do numero de viaturas de 14 unidades em 2002 para 300 unidades entre ligeiros e pesados.
  • Primeira operadora do serviço de radio taxi 24 horas nas cidades de Benguela, Lobito, Catumebla e Baia farta (inicio de actividade Julho 2008 até ao momento).
  • Primeira operadora local a implementar um call center(inicio Julho 2008 até ao momento) de apoio ao serviço de radio taxi 24 horas, recebendo chamadas atraves da telefonia movel GSM e distribuindo via VHF com repetidor que funciona sem parar desde o dia 1 de janeiro a 31 de dezembro sem parar dando sequencia ao ano seguinte desde 2010.
  • A unica operadora local no segmento inter-provincial ( Benguela-Huambo) com serviços diarios incluindo domingos e feriado através de termainais de passageiros adquados, climatizados e devidamente localizados, nas cidades de Lobito, Catumbela, Benguela e Huambo.
  • Implementação de uma infraestrutura autonoma com um estaleiro central com mais de 20 hectares que inclui instalações oficinais completas.
  • Em Agosto de 2013 lamento de um serviço de transporte publico local intra- urbano economico ao preço unico de 50kz tornou-se o serviço mais popular localmente. Funciona por rotas identificadas por cores inspirado no Metro da cidade de Londres.
  • Distribuido nas cidades de benguela-Lobito e Catumbela, em 2013 foram introduzidos os únicos autocarros convencionais ( City Bus )para uso intraurbano.
  • Única empresa com serviço colectivo exclusivo de transporte de estudantes pago pensalmente pelos estudantes em forma de propina, vigora a mais de 6 anos e transportamos mais de 400 alunos.
  • Pioneira no transporte pesonalizado por intermedio emissão de um passe mensal de viagem.
  • Em Março de 2015 foi introduzido o cartão multi-viagens vitalico, para 3ª idade e o cartão multiviagens mensal com descontos para estudantes no âmbito do Serviço voltas.
  • Esta previsto a introdução do serviço colectivo noturno de transportes de passageiros.
  • Entre os 3 principais parceiros do governo local ao nível do sector dos transportes de passageiros.

2003-2008 Universidade Lusiada de Angola Luanda/ Benguela

Professor de Macroeconomia/Pulitica Economica - Vice-Director e Director

  • Contribuição no incremento do numero de estudandes de aprox 600 para 2600 estudandes em 2008.
  • Organização e coordenação da catedra teoria economica ao nivel do país.

1997-2000 Programa de Desenvolvimento Nações Unidas - Divisão America Latina Toronto, Montreal - Canada, Nova York USA

Junior Economista – Previsão economica e deficit alimentar e intraestrutura de base ao nivel regional.

  • Identificar e prever deficit alimentar ao nivel da região.
  • Identificar regiões no mundo que tenham gerado excessos nas colheitas que conscidam com dietas de regiões locais afetadas pelo deficit visando reportar superiormente.
  • Elaboração de relatórios trimestrais.
  • Diagnosticos de deficit de intraestruturas e avaliação de capacidades locais.
  • Estudo comparativo de preços de rações basicas alimentares no mundo.

2000-2002 – Vicam Consults Ltd.

Director, fundador e proprietário de empresa

  • Atuando como subcontratada prestar assistencia a correctoras da bolsa de Valores de Londres FTSE100
  • Elaboração de pesquisas sobre merdados e empresas visando gerar informações para decisão de investimentos por parte de correctoras.

EDUCATION

1989-95 Universidade de Barcelona, Barcelona
Licenciatura

1996-97 London School Of Economics, Londres
Pós Graduação

1998-99 Université Du Quebec à Montreal Montreal
Curso intensivo de lingua francesa

Nomura Investiment Bank
Programa intensivo de interpretação e avaliação de activos para IPOs (Incial Public Offer

AFILIAÇÕES E INTERESSES

- Membro permanente da Associação dos Economistas de Lingua Oficial Portuguesa.

- Leitura , Musica, Bicilecta e pratica de futebol

PAINEL 4

VANTAGENS DAS PARCERIAS PÚBLICO E PRIVADAS PARA O SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO

Moderador: Dr. Lenine Narciso | Director do GEPE do MINTRANS

TEMA 1

O caso das Concessões Petrolíferas

Dr. Edson Pongolola
Director de Planeamento e Controlo de Gestão da Sonangol

TEMA 2

Concessão do CFB

Dr. Mosheta Lukombo
Dr. Mosheta LukomboAdministrador Executivo do CFB
Dr. Mosheta Lukombo
Administrador Executivo do CFB
Biografia

Mosheta Gabriel Apolo Lukombo, nascido ao 30 de Maio de 1981, natural do Lobito, casado residente no Lobito.

2008-Licenciatudo em Economia e Gestão na Opção de Contabilidade e Finanças pela Universidade Jean Piaget de Angola em Luanda;                      

2025-Mestrado em Direito - Especialidade Jurídico Económico pelo Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela;

De 2008 a 2009 trabalhou na empresa Dino Transportes como como responsável da Contabilidade e assuntos Fiscais;

Em 01 de Março de 2010 ingressou nos quadros do Caminho de Ferro de Benguela-EP na Direcção Financeira;

De Março/2010 a Junho/2011 exerceu a função de Chefe de Departamento do Planeamento Gestão Financeira e Auditoria;

De Junho/2011 a Maio/2019 exerceu a função de Director Financeiro;

De Maio/2019 a Setembro/2021 exerceu a função de Chefe do Gabinete de Auditoria Interna;

Em 2021 ao Despacho Presidencial nº149/21 de 07 Setembro, foi nomeado para o cargo de Administrador Executivo para Área de Administração e Finanças até a presente data.

ORGANIZAÇÃO

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PATROCINADORES

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